16/05/2014
Conselho da Comunidade de Campo Largo se reúne com vereadores
16/05/2014
A convite do Conselho da Comunidade de Campo Largo foi realizada, no dia seis de maio, reunião nas dependências do mesmo, com a presença das vereadoras Lindamir Ivanoski, Sueli T. Guarnieri e sua assessora Marize Lecheta e Vinícius Bortolotto, assessor da vereadora Cléa Oliveira. Alguns assuntos de interesse da comunidade foram previamente requisitados por parcela da população, para que o Conselho da Comunidade seja o porta-voz junto ao poder público municipal. Dentre os assuntos abordados destacam-se:
- Comércio ilegal nas ruas da cidade: essa questão já foi abordada em outras reuniões, porém o problema persiste. Os ambulantes estão cada vez mais tomando conta da região central da cidade, principalmente o calçadão da rua XV de Novembro, espalhando suas mercadorias pelas calçadas dificultando o trânsito de pedestres e concorrendo de forma desleal com o comércio estabelecido. A situação fica ainda mais grave sob o ponto de vista da segurança, pois pessoas mal intencionadas se infiltram nessas atividades e aproveitam para agir em meio a essa situação de descontrole.
- Trânsito: foi discutida a situação geral e a dificuldade de tráfego no anel central da cidade, abordando-se principalmente o tráfego de caminhões com peso de muitas toneladas que circulam nas ruas centrais da cidade. Também foi objeto de discussão o trânsito de bicicletas, que circulam sobre as calçadas, trafegam na contramão de trânsito, sem disciplina, pois é também um veículo que pode causar acidente fatal.
- Estação Rodoviária: em relação a este assunto destacou-se a necessidade de uma fiscalização mais efetiva em âmbito geral, além de aspectos relativos a questões de limpeza e necessidades de reforma do prédio para melhor acomodar os usuários, bem como melhorar a imagem da mesma.
- Moradores de rua: é de consenso geral a necessidade de ações mais eficazes, dentro do âmbito da legalidade, quanto ao tratamento necessário à questão dos moradores de rua e pedintes instalados no centro da cidade, os quais têm causado certa perturbação aos lojistas, donos de restaurantes e pessoas em geral, quando não permitem acesso aos mesmos e que acabam sofrendo desacatos, constrangimentos e até ameaças físicas quando não entregam algum dinheiro a eles.
O Conselho da Comunidade solicitou às vereadoras presentes sua contribuição no sentido de que a Lei Orgânica do Município seja cumprida, pois é o instrumento legal pertinente referente aos temas abordados. Com relação ao comércio ilegal foi solicitado às vereadoras que seja verificada a possibilidade de apreensão de mercadorias ilegais para posterior destinação a instituições assistenciais de caridade.