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Contorno

16/05/2014

Contorno de Campo Largo entra em fase final de pavimentação

Contorno

16/05/2014

O Contorno de Campo Largo, obra que vai dar fluidez e segurança para a rodovia entre o Interior e Curitiba, está próximo de ficar pronto. A duplicação deste trecho da BR 277 foi antecipada pelo Governo do Estado em acordo com a concessionária CCR RodoNorte, que neste momento realiza os trabalhos do último trecho restante antes da liberação total do Contorno, o qual vai retirar o fluxo rodoviário de dentro do município. Ao passar pelo local, o usuário da rodovia já pode visualizar a entrada para o Contorno.

Neste momento, operários e máquinas trabalham na última etapa da duplicação. O trecho restante tem 1,7 Km e liga o Km 115, após a descida da Serra de São Luiz do Purunã, até a nova pista no sentido Curitiba. A CCR RodoNorte está realizando a pavimentação deste ponto e também trabalha na estabilização de um talude ao lado do novo trecho – um morro foi removido para dar passagem à nova rodovia.

Ainda neste ponto está sendo finalizada a reconstrução da PR 423, que vai cruzar a nova ligação da BR 277. A última trincheira do Contorno já está finalizada. Por cima dela passará o tráfego da BR 277, e por baixo o da PR 423. A ponte sobre o Rio Itaqui também já está pronta. “Com as camadas inferiores de pavimentação já em andamento, restarão as camadas finais de asfalto, inclusive com o asfalto ecológico, que é feito com borracha de pneus velhos, além das barreiras de proteção, sinalização vertical e horizontal e os acabamentos ao redor da obra”, conta o gestor de Engenharia da CCR RodoNorte, Fernando Levy.

No total, o Contorno de Campo Largo tem 11 quilômetros de extensão, contando com duas trincheiras, uma ponte, um novo viaduto e novas alças em dois viadutos já existentes, com custo de R$ 70 milhões. A obra já deu mais segurança para entrada e saída da cidade, eliminando cruzamentos em desnível e modificando alguns acessos. Assim que a obra for finalizada, a atual rodovia que divide a cidade poderá ser transformada em uma avenida integradora e para atração turística, mantendo o alto fluxo rodoviário fora da área urbana.