15/05/2014
Política Sobre Drogas realiza polos de capacitação para educadores
15/05/2014
Fonte:Depcom/PMCL
Seis dos dez polos de capacitação para educadores do município já foram realizados pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, (SMPD), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Os cursos fazem parte do Plano de Formação Continuada do município e têm como tema “A prevenção e a função social e específica da escola”.
O quinto polo foi realizado no dia 28 de abril, no bairro Ferraria e contou com a participação das Escolas Municipais Professora Alméde Baridotti Galdino, Dona Fina, Padre Natal Pigatto e os CMEI’s Criança Esperança, Moteiro Lobato, Curumin e Menino Deus.
Já o sexto polo aconteceu no último dia oito, no auditório da Escola Municipal Reino da Louçinha, com a participação das Escolas Municipais Padre José de Anchieta, O Ateneu e CMEI’s Victor do Amaral e Anjo da Guarda.
Plano de Formação Continuada
As capacitações do plano têm como objetivo auxiliar os educadores na área de prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas e apresentar sugestões para o plano de aula de cada disciplina ministrada nas instituições. Cada capacitação é feita para um polo de educadores de escolas municipais e CMEI’s de Campo Largo. Um polo tem, em média, cinco escolas e cerca de 100 professores. Os três polos restantes serão realizados no decorrer dos meses de maio e junho.
“Nós apresentamos informações e alternativas para a aplicação da prevenção nas salas de aula, capazes de proteger nossas crianças e torná-las menos vulneráveis as drogas”, explica o secretário da SMPD, Carlos Weber. “Agir de forma conjunta e articulada constitui-se na melhor alternativa para as políticas públicas relacionadas às drogas, principalmente quando o assunto é a prevenção”, completa.
Os polos têm sido muito elogiados pelos educadores. Claudia Terezinha Hass, da Secretaria de Educação do município de Araucária - PR, que participou do 6º polo, destaca a forma como a equipe da SMPD está inserindo o tema prevenção às drogas no currículo escolar: “Achei muito interessante e eficaz a maneira como a equipe amarra a fala de prevenção com a Proposta Curricular do Município e o domínio e propriedade com que falam”, diz
Ela também elogiou a maneira com que a SMPD direciona o tema aos alunos, utilizando a linguagem apropriada para cada idade. “Fui a vários eventos nesses vinte e dois anos que exerço funções na área da educação e nunca tinha visto esse tipo de direcionamento como a SMPD está fazendo”, conta.
A professora Regiane Maria Ardigó, da Escola Padre José de Anchieta, também elogiou os polos de capacitação. “As propostas de plano de aula são muito boas porque nós tocamos no emocional da criança e em certos valores, as crianças interagem diretamente e o assunto drogas é recorrente”, explica.