10/05/2014
Três Córregos perde um grande cidadão
10/05/2014
Por:Danielli Artigas de Oliveira
Exemplo de bondade e sabedoria. Essas são as definições de muitas pessoas sobre José Ribeiro de Freitas (92), mais conhecido como José Sérgio, bem visto em Campo Largo, principalmente na região de Três Córregos, aonde nasceu e viveu. Um leitor assíduo da Folha de Campo Largo, familiares contaram que ele fazia questão de ler todo o jornal e sempre estava bem informado sobre as notícias da cidade.
José nasceu em 25 de outubro de 1921 e era viúvo de Ana Ferreira Freitas. Ele faleceu no último dia 29 de abril devido a uma hemorragia digestiva e foi sepultado no dia 1º de maio no cemitério de Três Córregos. Já deixa muita saudade nos 12 filhos - Matias, João Maria, Lauro, Diamiro, Sérgio, Antônio, Florentina, Maria Rosa, Irene, Ivone, Marcília e Margarida -, 35 netos e 22 bisnetos. Uma grande família que levará os ensinamentos deixados por ele.
Conhecido em Três Córregos por sempre ser muito ativo, envolvido com os interesses de toda a comunidade, José Sérgio já foi por várias gestões representante do prefeito na região. Antigamente ele tinha um armazém, local em que os agricultores da época faziam suas compras – desde alimentos até roupas e utensílios domésticos, artigos de montaria e para animais.
A família de José Sérgio transportava terra em couros de gado engatados em mulas para arrumar as estradas e facilitar a locomoção dos pequenos agricultores, para que pudessem vender e expor os alimentos cultivados, suínos e galinhas. Seus filhos, mais tarde, passaram a ser conhecidos como “toureiros”, por lidarem com toras de madeiras no comércio da região e na capital. Por volta de 1979, descobriram a saibreira de propriedade de Francisco Inglês de Lara, cartorário da região na época, e com isso começaram a contribuir ainda mais com a conservação das estradas.
Em 1980 ajudou na construção da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, do Posto de Saúde de Três Córregos e em parceria com a Cocel levou para a região energia elétrica e linha de telefone. Foi uma grande conquista para a região, José Sérgio esteve sempre envolvido com as melhorias e ainda com a conservação da igreja Santa Ana, cuidando de Três Córregos como uma extensão de sua casa.
José Sérgio tinha o dom de liderança, convocava um mutirão de pessoas para manter o cemitério limpo e para ajudar na manutenção da Igreja da Taquara dos Pires, fundada por Augusto Pires de Paula. Muitas pessoas terão uma eterna gratidão a ele por tudo que fez e representa para a comunidade, e dão méritos a ele por terem conseguido estudar. “Mesmo com muita dificuldade ele criou sua família. Com exemplo de educação foi homem guerreiro, lutou pelo povo e, graças a isso, tivemos escolas que eu e inclusive sua filha Ivone, juntamente com mais 18 alunos, fomos os primeiros a concluir o curso ginasial, antiga oitava série, nessa escola fundada em sua gestão. Temos muito a agradecer e seguir seu exemplo. Parabéns pela família que deixou e desejamos que sejam continuadores de seus préstimos e seus exemplos. Obrigado José Sérgio”, declara João Pires Andrade, leitor da Folha e grade amigo dele.
Para a filha Maria Rosa de Freitas Feltrin, José é “um guia eterno, homem de fé, luta, exemplo de bondade e sabedoria. Um grande homem sempre disposto e atento às necessidades das pessoas, mostrando à sua família o caminho da vida. Grande mestre contador de histórias que levava em seu coração muitas memórias e espalhava em seu caminhar. Sempre com olhar sereno que transmitia a sua experiência e firmeza em suas palavras. Suas lembranças permanecerão sempre vivas nos corações daqueles que o conheceram”.
“Homem José, que viveu mais de 92 anos, criou 12 filhos, todos estão vivos, teve sempre a bênção de Deus que lhe atendeu até nos seus últimos pedidos. A mim resta a saudade, mas feliz por tê-lo como meu pai-herói”, revela o filho Antônio Ferreira de Freitas. Para o filho João, “José Sérgio foi um pai, homem e amigo. Uma pessoa incrível que nos proporcionou na sua vivência muitas alegrias, mostrando que viver vale a pena e que a maior riqueza do ser humano é a sua família. Hoje nos deixa saudades e belos exemplos de trabalho e educação”.
Segundo o médico Luiz Ernesto, “falar do Zé Sergio é muito prazeroso. Um homem íntegro, trabalhador, agregador. Um líder nato! Exemplo de pai e esposo. Um homem humilde, mas de muita sabedoria. Para mim, um amigo verdadeiro a quem eu devo muito”.
O prefeito municipal Affonso Portugal Guimarães fez questão de também homenageá-lo, por toda sua importância para a cidade. “José Sergio, um amigo de Campo Largo, que foi subprefeito na nossa cidade na gestão de Emídio Pianaro, Newton Puppi e também quando fui prefeito. Um homem bom, que vai deixar muita saudade e vai fazer muita falta no interior do nosso município”.