03/05/2014
Campo Largo é exemplo de Cidades Inovadoras para 2030
03/05/2014
Por: Luis Augusto Cabral
Autoridades municipais, empresários e representantes de entidades da sociedade organizada participaram, na noite de terça-feira (29), na Câmara Municipal de Campo Largo, do lançamento do projeto Campo Largo 2030. Um livro com 150 páginas elaborado por mais de 400 pessoas – trabalho que durou quase dois anos – elege as obras e ações que o cidadão campo-larguense quer ver funcionando durante os próximos 16 anos.
O lançamento do livro, que será entregue a todas as autoridades públicas, políticos, entidades sociais e distribuído em todas as escolas, para professores e para consulta de estudantes, foi comemorado pelos seus idealizadores. O projeto foi possível graças à parceria entre a Acicla – Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, Fiep – Federação das Indústrias do Paraná, Prefeitura Municipal de Campo Largo e Comude – Conselho Municipal de Desenvolvimento de Campo Largo.
Vanguarda
Campo Largo é o quarto município a elaborar o projeto das Cidades Inovadoras, e o primeiro no qual o estudo partiu do anseio da população e não de entes públicos. Os outros são Curitiba, Londrina e Cascavel. A experiência de Campo Largo já está sendo seguida por várias outras cidades, que estão discutindo o projeto, não só no Paraná, mas também em outros estados.
O presidente da Acicla disse que o dia 29 de abril de 2014 passa a ser uma data histórica para Campo Largo. Segundo ele, o produto transcende os governos, por ser o extrato dos anseios da população e que deve ser observado por pelo menos quatro gestões municipais. Lembrou que os campo-larguenses querem uma cidade mais eficiente, mais acolhedora e melhor, para as próximas gerações.
Eloir Leal, ex-presidente da Acicla, um dos organizadores do projeto, disse que Campo Largo, a partir de agora, passa a ser observada por cidades de todo o País, como uma Cidade Inovadora, com exemplo da mobilização da sociedade em busca de uma cidade melhor. Luciano Morais, do Comude, pediu a criação de uma Secretaria de Planejamento e a implantação de um Distrito Industrial na cidade. Lindamir Ivanoski, vereadora que representou a Câmara Municipal na solenidade, destacou a importância do documento para o futuro do Município.
O representante do prefeito Affonso Guimarães, Lucir Marchiori, secretário de Desenvolvimento Econômico, justificou a ausência do prefeito e disse que o Executivo Municipal estava representado, com a presença dele e de outros secretários. Lembrou que o apoio da Prefeitura Municipal foi fundamental para a execução do projeto, inclusive a impressão do livro de 150 páginas com a síntese de todo o trabalho. Disse que o livro será distribuído a todos os escalões do Poder Executivo, inclusive escolas, para ser discutido e utilizado como objeto de estudo. “Nunca é tarde para começar”, disse ele, dizendo que o projeto é uma semente que está sendo lançada no solo.
Lucir adiantou, também, que muitas das ações contidas no projeto já estão sendo implantadas pelo Governo Municipal, destacando obras nas áreas de infraestrutura, água e esgoto e a legalização fundiária. Lembrou, ainda, que a implantação de um Distrito Industrial também está em estudos.