02/05/2014
Acidentes de trabalho são muito comuns
02/05/2014
Por:Danielli Artigas de Oliveira
Campo Largo, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, tem registro de 430 acidentes de trabalho em 2010. Em 2009 o número foi ainda maior, 544. No Brasil, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2012 foram mais de 705 mil acidentes de trabalho. Segundo o DataSUS, 423 pessoas morreram por este motivo no Paraná, sendo a maioria em acidentes de trânsito e em segundo lugar em quedas. Motoristas de caminhão e pedreiros são os profissionais que estão no topo da lista em mortes por acidente de trabalho.
Os números são bastante expressivos e por isso, como afirma o médico do trabalho Dr. Tadeu Resnauer, é importante trabalhar a prevenção do acidente de trabalho e doenças profissionais. “Cada empresa, de acordo com o risco que oferece, tem uma característica própria de cuidado em relação à saúde do trabalhador, visando a prevenção”, explica Tadeu, destacando a importância da avaliação admissional. “É preciso uma análise bem particular de acordo com cada função que irá exercer, pois há muitas variáveis que podem influenciar”, completa.
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. Segundo o Dr. Tadeu, são muito frequentes os acidentes com lesões, geralmente em membros superiores, que podem chegar à amputação ou até mesmo levar a óbito. Esses são considerados acidentes de trabalho típico.
O médico explica que alguns trabalhos apresentam risco maior do profissional adoecer por problemas emocionais, como stress, crise de ansiedade, ataques de pânico, depressão. Os motivos são diversos, pode até mesmo ser por assédio. Segundo ele, nos últimos dez anos estes casos de problemas ligados à área psiquiátrica têm aumentado muito. “Tem que entender o perfil da pessoa para assumir determinado cargo, de acordo com a carga de stress que vai sofrer”, acrescenta.
Os casos de acidente de trabalho são tratados de maneira diferenciada na Previdência e são registradas na Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT pela empresa e através da qual o funcionário tem benefícios específicos. Cadastrando a CAT junto ao INSS, as empresas facilitam e agilizam o registro dos acidentes e das doenças ocupacionais, havendo ou não afastamento do trabalho por parte do acidentado. No dia 28 de abril foi celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.