02/05/2014
Na última semana os membros do Sindimovec, Adriano Carlesso e Sidnei Iarek, estiveram em Turim, na Itália, participando de evento Internacional.
O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de abril, no Centro Internacional de Formação da OIT (Organização Internacional do Trabalho), e foi organizado pela Industriall Global Union, que é uma Federação Sindical Global, fundada em Copenhague em 19 de junho de 2012, sendo o resultado da unificação das três ex-federações sindicais mundiais: FMI (Federação Internacional dos Metalúrgicos), ICEM (Federação Internacional da Química, Energia, Minas e Gerais dos Trabalhadores) e a ITGLWF (Federação Internacional de Trabalhadores em materiais têxteis, de vestuário e de couro).
Os dirigentes do Sindicato campo-larguense representaram a CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) debatendo sobre a conjuntura política, sindical e econômica do Brasil, repassando e agregando informações globais para o fortalecimento dos trabalhadores do grupo FIAT/Chrysler em todo o mundo.
No evento, os membros do Sindimovec foram os únicos representantes brasileiros em meio a sindicalistas da Áustria, da Bélgica, da República Tcheca, da França, da Alemanha, da Itália, do México, da Polônia, da Espanha e dos EUA.
Personalidades de entidades sindicais importantes como Tim Bressler da UAW (Int’lUnion, United Automobile, Aerospace & Agricultural Implement Workers), Stefano Maruca da CGIL-FIOM – Itália, Gianni Alioti da CISL – FIOM, dentre outras da FLM (Federazione Lavoratori Metalmeccanici), da UILM (Unione Italiana Lavoratori Metalmeccanici) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Similares da República Mexicana participaram do evento.
Para Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, foi uma honra representar a CNM/CUT em um evento tão importante. “A ocasião foi uma excelente oportunidade para levar informações sobre as relações trabalhistas e econômicas do Brasil, e aprimorar o conhecimento sobre as relações entre capital e trabalho no mundo inteiro, além da chance de conhecer e iniciar contato com representantes de trabalhadores dos demais países, o que vem a enriquecer muito a representação sindical em nossa cidade”, conclui.