30/04/2014
Primeiras impressões: Honda Fit LX manual e EXL
30/04/2014
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação / Caio Mattos
Engana-se quem acha que o principal lançamento da Honda nesse ano será o jipinho Vezel, ou que a reestilização do Civic, programada para junho, foi antecipada para mantê-lo como carro-chefe da marca. Com 48 mil emplacamentos previstos para o período de maio a dezembro deste ano, o Fit assume na terceira geração a responsabilidade de ser o Honda mais vendido do país e incrementar o volume de produção da nova planta de Itirapina (no interior de São Paulo), onde a montadora investiu R$ 1 bilhão para fabricar ele e o futuro SUV compacto.
De quebra, o Fit 2015 é o primeiro a mostrar no Brasil a nova identidade visual da marca, batizada de “Solid Wing Face” e cuja principal caracterização está nos faróis, na grade e no forte vinco lateral.
A missão do novo Fit, portanto, é grande – assim como os acertos e erros para cumpri-la.
Mais espaço
O visual notoriamente mais esportivo (as rodas das versões EX e EXL são mais ousadas até que as do Civic) e “masculino” embala a mais importante evolução do novo Fit. Mais comprido (de 3,90 m para 3,99 m) e com entreeixos mais longo (2,53 m contra 2,50 m do antigo), o modelo cresceu também em medidas raramente notadas, mas igualmente importantes: 35 mm a mais em espaço sobre os ombros nos bancos dianteiros e 20 mm no traseiro, 122 mm a mais para as pernas na segunda fileira e 80 mm a mais de distância entre os passageiros dianteiros e traseiros – este último incremento consequência de uma redução do comprimento do braço da suspensão traseira, enquanto uma mudança na fixação do tanque de combustível (que é central) permitiu que o motorista ganhasse 10 mm na regulagem de altura do assento.
Melhor no espaço (que já era bom), melhor também na versatilidade, um dos pontos fortes da segunda geração. O sistema de rebatimento dos bancos ULT (Utility Long Tall) foi aperfeiçoado e oferece agora a possiblidade de alinhar o encosto dianteiro ao assento traseiro, criando assim um espaço para objetos mais longos, como uma prancha de surfe, por exemplo.