17/04/2014
Moradores do Interior pedem mais melhorias nas estradas
17/04/2014
Por:Luis Augusto Cabral
A Estrada do Cerne, principal via do interior do Município, tem problemas em toda a sua extensão. Buracos, pontos de subida e descida com muitos pedregulhos soltos, pontas de pedras perigosas, no meio da estrada e locais com poças de lama. O tráfego de caminhões pesados é muito perigoso, principalmente nas curvas, são alguns dos problemas enfrentados no dia a dia pelos moradores do interior do Município.
Existem, ainda, algumas reclamações pontuais, nas estradas municipais, que ligam as principais comunidades do interior. A Reportagem da Folha conversou com o secretário de Obras, Luiz Carlos Cecatto, que adiantou: “estamos trabalhando muito naquele região e nesta semana estamos reforçando as duas equipes permanentes, de São Silvestre e Três Córregos, com mais equipamentos”.
Pesado
Cecatto explicou que o maior problema, no interior do Município, é o transporte de madeira, com caminhões pesados utilizando as estradas que acabam se deteriorando muito rapidamente. “Nós estamos tratando esta questão também, com parcerias com as empresas que exploram madeira na região. Eles estão ajudando no transporte de saibro para reforçar as estradas”, explicou o secretário. Ele adiantou que o problema na Estrada do Cedro, uma das mais danificadas da região, já está sendo solucionado. A Reportagem da Folha esteve esta semana no local, verificando o problema. Num aclive acentuado, numa curva, a estrada sofreu danos consideráveis, onde até um ônibus escolar ficou atolado. O trecho, segundo o secretário, está sendo recuperado e receberá uma camada extra de saibro, para resistir mais ao uso pesado.
O secretário adiantou que uma licitação foi feita, para aquisição de máquinas e equipamentos para reforçar as equipes do Interior e que esses novos equipamentos deverão estar na região ainda esta semana. “Estamos trabalhando em toda a região, em Três Corregos, São Silvestre e São Pedro, bem como no Herval dos Castro, Batistas e demais localidades”, explicou.
Quanto à Estrada do Cerne, onde existem muitos pontos deteriorados, em subidas e descidas, principalmente, o secretário disse que já manteve contato com o Departamento de Estradas de Rodagem, do Governo do Estado e que há informação de que o órgão vai providenciar, nos próximos dias, a reparação da estrada. Há um ponto difícil, na altura do Km 60,5, uma baixada, onde a lama e os buracos já estão causando problemas para a passagem de veículos de pequeno porte.