11/04/2014
Por: Luis Augusto Cabral
A tradicional Simpatia da Bronquite, feita por dona Isolina Zanlorenzi Perussolo há quase 60 anos, e que nos últimos anos era feita na Escola Municipal Reino da Loucinha, esse ano não será realizada. Dona Isolina já não fez a simpatia no ano passado, em razão de um acidente, na cozinha da sua casa, uma queda, na qual fraturou uma perna. Ela já está melhor, e acredita que em 2015 possa voltar a realizar o evento.
Perto de completar 80 anos de idade, dona Isolina foi uma das discípulas de dona Genoveva Sávio, que iniciou a simpatia, onde as pessoas cortam as unhas dos pés e das mãos, e uma mecha de cabelos, durante a Sexta-feira Santa, antes das 18 horas. Depois, todo esse material tem um destino que até hoje permanece em segredo, entre as detentoras do “poder”, deixado por dona Genoveva.
Fé
Dona Isolina disse que a simpatia só era feita na Sexta-feira Santa, mas, de tanto uma pessoa insistir, ela realizou o mesmo procedimento na Lua Minguante e deu o mesmo resultado. Ela disse que é uma questão de Fé.
Apesar de não realizar o evento na escola Reino da Loucinha, dona Isolina vai atender, em casa, uma família que vem do Rio Grande do Sul especialmente para esta finalidade. “A gente faz uma esforço e tem que atender, não é?”, explica ela, dizendo que se sente na obrigação de atender uma pessoa que vem de tão longe.