10/04/2014
Novo Ford Ka terá motor 1.0 três cilindros
10/04/2014
Fonte:G1.com
Foto:Ford
A Ford do Brasil aderiu à moda dos motores 1.0 três cilindros e lança no país o novo 1.0 3C Duplo Comando Flex. Com 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm de torque a 4.500 rotações quando abastecido com etanol, o novo propulsor equipará a nova geração do Ka, prevista para chegar às lojas em julho. O bloco, considerado o 1.0 mais potente do Brasil, também deverá estar na inédita versão sedã do compacto, que deve ser lançada no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. "Sim, ele poderá equipar a versão sedã do Ka, mas não estou afirmando que irá", desconversa Rogerio Goldfarb, vice-presidente da Ford no Brasil.
Para Andre Leite, gerente de marketing de produto da marca, caso a marca resolva integrar o novo motor à gama do três volumes, isso poderá render oportunidades interessantes. "Em alguns mercados, há uma faixa em que o Fiesta Rocam 1.6, por exemplo, não alcança os consumidores, então temos uma boa chance de entrar com um produto desse tipo".
Embora a montadora ainda resguarde várias informações sobre a dupla de compactos até a época do lançamento, é certo que as versões mais básicas tanto do hatch quanto do sedã sairão da fábrica equipados com direção elétrica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas. Nas configurações mais completas, podemos esperar por itens como sistema multimídia e mais tecnologia.
Novo 1.0 três cilindros
O novo motor conta com a tecnologia de duplo comando de válvulas (TiVCT), que varia os comandos de admissão e escapamento independentemente, além de dispensar o tanquinho de gasolina para partidas a frio. O cabeçote é feito em alumínio e leva correia com lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e passou por modificações para diminuir as vibrações. Entre elas, o coletor de escape, que é integrado ao cabeçote.
“O motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex é a nova referência em propulsores dessa cilindrada, com refinamentos que aumentam a eficiência com etanol e gasolina. Derivado do premiado motor 1.0 EcoBoost, que gerou mais de 120 patentes mundiais, ele é o primeiro três cilindros flex da Ford e, além de ser o melhor da classe em potência e torque, também estará entre os melhores em economia de combustível”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.
A montadora por enquanto não divulga o consumo do novo três cilindros que pesa 85 kg, mas Volker Heumann, gerente de desenvolvimento de motores da Ford, afirma que trata-se de " um dos melhores motores da categoria em termos de consumo", afirmou.
Confira o desempenho dos motores 1.0 três cilindros mais populares do mercado
Marca | Modelo | Motor | Potência | Torque |
---|---|---|---|---|
Hyundai | HB20 | 1.0 Kappa Flex | 75/ 80 cv a 6.200 rpm | 9,4/ 10,2 kgfm a 4.500 rpm |
Volkswagen |
Fox Bluemotion e up! |
1.0l de 3 cilindros Total Flex | 75/82 cv a 6.250 rpm | 9,7/ 10,4 kgfm a 3.000 rpm |
Ford | Ka | 1.0 3C Duplo Comando Flex | 80/ 85 cv a 6.500 rpm | 10,2 / 10,7 kgfm a 4.500 rpm |
Novo fábrica de motores
Para produzir esse novo motor compacto cheio de tecnologia, a Ford construiu dentro de seu complexo em Camaçari, na Bahia, uma nova fábrica de motores, a primeira do nordeste brasileiro. Do edifício de 24 mil metros quadrados, sairão anualmente 210 mil motores, que abastecerão a unidade produtiva local. Segundo a Ford, foram investidos R$ 400 milhões para erguer a nova fábrica e desenvolver o novo motor, cifra que está dentro do aporte de R$ 4,5 bilhões que a marca promete investir no país até 2015.
De acordo com Milton Gil, gerente de operações da fábrica, os primeiros motores tricilíndricos começarão a sair da linha de montagem no fim de abril. A fábrica conta com o que há de mais moderno em termos de equipamento e gerenciamento de produto. Ela irá operar com 40 robôs e carregadores automáticos.
Para se tornar uma das plantas mais produtivas no mundo, todos os equipamentos são conectados via wi-fi e são monitorados on-line com câmeras de alta resolução, para garantir o acompanhamento da produção minuto a minuto, afim de gerenciar o status de cada operação e dessa forma solucionar qualquer falha no processo.