Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 09:39:40
Geral

Páscoa

04/04/2014

Campanha da Folha proporciona Páscoa a crianças no Interior

Páscoa

04/04/2014

A Folha de Campo Largo está lançando uma campanha para arrecadar chocolates para a festa de Páscoa das crianças de uma das mais distantes escolas de Campo Largo, a Escola Rural Municipal São Pedro – Educação Infantil e Ensino Fundamental, que está mudando o nome para Escola Municipal do Campo São Pedro – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os leitores e anunciantes da Folha e a população em geral estão sendo convidados para participar.

Até o dia 11 de abril, a Redação da Folha estará recebendo os donativos, diretamente, para confeccionar os pacotes com chocolates, individualmente, para cada uma das 50 crianças matriculadas naquela escola. Se houver sobra, deverão ser beneficiadas outras crianças da comunidade, irmãos dos alunos e crianças carentes da região.

Uma equipe da Folha vai levar, na escola, na segunda-feira (14), os presentes de Páscoa para as crianças. Quem puder participar deve entrar em contato com a Redação da Folha, pelo telefone 3032-3838, ou comparecer pessoalmente, na Rua Gonçalves Dias, 1127, no horário normal de expediente.

Histórico

A Escola Municipal do Campo São Pedro pertencia até 1992 ao município de Itaperuçu mas em 1993 passou para a jurisdição de Campo Largo, já que a mesma se localiza nesse município.

Situada a aproximadamente 90 km da sede do Município no Bairro de São Pedro, distrito de São Silvestre, com acesso pela histórica Estrada do Cerne, na divisa com as cidades de Castro e Itaperuçu, a escola tem, hoje, 60 alunos.

A maioria dos alunos mora distante da escola e usa transporte escolar. As maiores dificuldades são de acesso e comunicação, mas apesar das dificuldades encontradas a escola conta com a participação atuante da APMF e parceiros que vem desenvolvendo trabalhos junto com a Comunidade Escolar.

Desde 2009 a escola atende ao Pré II e em 2014 foi iniciado o período integral onde os alunos iniciam suas atividades às 7h10min., e saem às 16h10min. Todos os alunos do período integral almoçam na escola e no contra-turno participam de oficinas de Música, Brinquedo e Artesanato, Áreas do Conhecimento e Ciclismo.

A atual diretora, Cláudia Maria Andrade Skrzypietz Castro, disse que “um dos princípios norteadores do nosso trabalho pedagógico é a igualdade de condições de acesso, sucesso e permanência na escola, pois a escola que queremos deve trabalhar na formação do educando, que conclui o desenvolvimento das capacidades cognitivas (entender, compreender, concluir, analisar, comparar, sintetizar, etc.) e a formação de convicções, necessidade da herança cultural que a sociedade vem criando ao longo do tempo. A assimilação desse legado tem um papel importante para o desenvolvimento tanto do educando quanto do educador”.

“Estamos trabalhando em prol ao resgate de valores (respeito, autoestima, solidariedade, cooperação, compreensão, fidelidade, amor, dedicação, responsabilidade, companheirismo, honestidade, alegria, ética e outros) e na transmissão dos conteúdos significativos acumulados em toda a humanidade para que possam realmente se educar para a transformação social”, disse ela que, em seu trabalho tem o apoio das professoras Cileni Ribas de Jesus, Jaqueline Miranda Castro, Roni Ferreira Machado, Vânia Aparecida Silva e, nos Serviços Gerais, Ezilda da Cunha, Serzelina C. Stresser, além de quatro monitores do Período Integral. A escola possui três veículos leves que realizam o transporte escolar e pratica, ainda a Agricultura de Subsistência e  plantio de reflorestamento.