Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 09:41:51
Geral

Leptospirose

28/03/2014

Dono de ferro-velho morre vítima de Leptospirose

Leptospirose

28/03/2014

O suplente de vereador pelo PSB em Campo Largo, Aldair da Rocha Alves (43), o Nezinho, faleceu na madrugada do último sábado (22), vítima de Leptospirose. Natural de Umuarama, ele residia na Ferraria, onde se estabeleceu ainda jovem, tinha um ferro velho, o Ferro Velho do Nezinho, e era muito popular no bairro, onde participava de eventos e ajudava a comunidade.

Candidato a vereador, nas campanha eleitoral de 2012, Nezinho percorreu todas as ruas da região, pedindo voto. A vereadora Sueli Guarnieri, eleita pelo PSB, mesmo partido dele, lembra que “Nezinho carregava meus “santinhos”, e entregava aos eleitores, quando eles diziam que iriam votar em mim. Isso só pode ser a atitude de uma pessoa ética, honesta, amiga”, explicou ela, para descrever a personalidade do seu amigo.

“A Leptospirose é uma doença muito grave, transmitida pela urina dos ratos. Soube que uma semana antes de morrer ele foi limpar uma geladeira velha, num sítio, na qual encontrou um ninho de ratazanas e, no dia seguinte, começou a passar mal. Era uma sexta-feira (14). No domingo ele foi internado e na sexta-feira (21), faleceu”, explicou Sueli.

Por ser uma doença de registro oficial obrigatório, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada e seus técnicos deverão ir ao sítio, para as providências. A doença infecciosa é causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, e poder ser transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue, febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.