Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 09:51:09
Geral

Tarifa social

27/03/2014

Número de beneficiários da Tarifa Social pode dobrar em Campo Largo

Tarifa social

27/03/2014

Fonte:Depcom/PMCL

Funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Prefeitura estiveram reunidos no Gabinete com representantes de Associações de Moradores para tratar do aumento no número de famílias beneficiadas pelo programa Tarifa Social da Água em Campo Largo. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (25) e contou também com a presença do secretário de Governo, Alexandre Guimarães, que tem coordenado a parceria com a Sanepar e levado até o órgão as solicitações dos moradores campolarguenses.

A Tarifa Social foi criada em 1989 e é um benefício para famílias de baixa renda que usam o serviço da Sanepar. Por meio do programa, os cadastrados pagam R$ 9,90 mensais por água e esgoto. A ideia da Sanepar, em conjunto com a Prefeitura, é dobrar o número das famílias que recebem o beneficio em Campo Largo. Atualmente, 1.200 famílias da cidade fazem parte do projeto e os esforços são para que, até o final de 2014, 2.400 famílias possam usufruir do subsídio na tarifa.

O secretário de Governo, Alexandre Guimarães, afirma que os esforços são para fazer de Campo Largo um lugar ainda melhor de se morar. “Estamos lutando por mais este beneficio em prol da população campolarguense. Nosso trabalho é todo focado nisto, em buscar melhorias e benefícios para os nossos moradores”, ressalta o secretário.

O autônomo Alceu Mocelin, que esteve na reunião e preside a Associação de Moradores do Conjunto Joaquim Celestino Ferreira, afirma que este é o caminho para que as melhorias cheguem até os moradores. “De reunião em reunião é que a gente vai se acertando, se aproximando daquilo que é melhor para os moradores e para os governantes. É conversando que a gente se entende”, emenda Mocelin.

A Sanepar, representada na reunião por Antonio Aparecido Miranda, afirma que somente com a ajuda da Prefeitura e dos representantes dos bairros é que será possível servir a toda a população que precisa do beneficio. “Essa parceria é essencial para nós da Sanepar sabermos onde agir e como agir”, diz. “É através destas reuniões e da resposta da população que a Senapar vai poder fazer e aplicar as melhorias”, conclui o representante.

Para fazer parte do programa, os requisitos básicos para os interessados são: ter cadastrado na Prefeitura e participar do programa Bolsa Família; possuir renda familiar de até dois salários mínimos por família ou meio salário mínimo por pessoa para imóveis de até quatro ocupantes; morar em uma casa com até 70 metros quadrados e/ou consumir até 10 mil litros de água por mês.