Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 10:45:21
Geral

Semana especial

21/03/2014

Semana especial fala sobre Síndrome de Down

Semana especial

21/03/2014

Fotos:Anny Marques

“Todo dia um desafio. Todo dia uma conquista.
Todo dia compensado” – mãe Franciele

“É ter recebido um grande presente de Deus. Me sinto feliz por Deus ter me escolhido” – mãe Cristina

“É um presente de Deus, que só quem tem sabe. Um amor sem fim” – Ana Paula

 “No início é muito difícil, mas com o tempo aprendemos coisas novas e surpreendentes que somente uma criança especial pode nos ensinar.
Meu filho é minha vida. É tudo para mim e meu marido” - mãe Marilzete


A Semana Sorriso Down, em Campo Largo, teve início na terça-feira (18) na Câmara Municipal com uma palestra da promotora de Justiça Danielle Cavalli Tuoto, que falou sobre Questões Legais relacionadas às pessoas com Síndrome de Down, destacando o direito de crianças especais.

Segundo a idealizadora do evento, Suzane Bertoja Manzatti, a promotora enfatizou que as escolas devem se adaptar para receber crianças e jovens com qualquer tipo de deficiência, principalmente deficiência intelectual, no caso da Síndrome de Down, e que negar matrícula para essas crianças é crime previsto em lei. Danielle também destacou a isenção de impostos - como IPVA, IPI, ICMS -, os quais portadores de deficiência não pagam. “Muitas informações foram passadas, muitas dúvidas foram tiradas às quase 100 pessoas, entre professores, profissionais da saúde, vereadores e principalmente mães”, relata Suzane, que agradece todas as pessoas e empresas que colaboraram para tornar possível esta semana.

O segundo dia foi uma sessão de cinema no Cineplus, com o filme “Colegas” cujos protagonistas são portadores da Síndrome de Down. “A sessão estava cheia, filme muito divertido, provando que pessoas com a Síndrome podem atuar, amar, casar, dançar, dirigir e sem dúvida nenhuma ser feliz”, conta Suzane.

A Semana Sorriso Down terá um grande encerramento neste sábado (22) com uma festa na Praça Getúlio Vargas, do Museu, com direito a palhaço, piscina de bolinhas e muitas surpresas, como o sorteio de vários brindes. “Porque tudo isso? Porque Síndrome de Down não é doença, é amor, então vamos espalhar amor. Bebês com a Síndrome nascem de mulheres comuns assim como eu, sem distinção de cor, idade nem classe social. Mamães e amigos, se vocês conhecem alguém que tenha Síndrome de Down não deixe de participar, vamos espalhar amor”, conclui Suzane.