Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 10:30:18
Geral

Recadastramento

21/03/2014

Eleitores só têm mais sete dias para se recadastrarem

Recadastramento

21/03/2014

Só faltam sete dias para o encerramento do prazo que a Justiça Eleitoral deu para realizar o Recadastramento Biométrico dos eleitores de Campo Largo. Na próxima sexta-feira (28), último dia do prazo, os eleitores que chegarem ao Fórum Eleitoral antes das 18 horas, e não forem atendidos até esse horário, receberão senha para serem atendidos depois, até o último da fila.

O Fórum Eleitoral de Campo Largo vai funcionar, também, nesse sábado (22), das 9 às 18 horas e no domingo (23), das 9 às 16 horas, para facilitar o atendimento dos eleitores que têm dificuldade em comparecer nos dias úteis. Até às 18 horas desta quinta-feira (20), dos 82.350 eleitores cadastrados nas duas zonas eleitorais de Campo Largo, mais de 61 mil já haviam realizado o Recadastramento, faltam cerca de 20 mil.

Eleitores

Dos 61 mil eleitores que já se recadastraram, mais de 40 mil são da nona Zona Eleitoral e residem no centro da cidade e bairros Bom Jesus, Campo do Meio, Jardim Social, Vila Bancária, Vila Elizabeth, Itaqui, Jardim Esmeralda, Ferrari, Itaboa, Jardim Rivabem II, Águas Claras, Lamback e Populares Nova.

Dos demais, cerca de 20 mil, a maioria reside no Botiatuva, Rondinha, Vila D. Pedro II, Jardim Guarany, Vila Gilcy, Ferraria, Bateias, Colonia D. Pedro II, Cercadinho, Fazendinha, Colonia Balbino Cunha, Três Córregos, São Silvestre, Taquaral, Campina do Varzedo, São Pedro, Caratuva, Itaqui de Cima, São João do Povinho, Dona Fina, Cahiva e Palmital de São Silvestre.

O chefe do cartório eleitoral da 9ª Zona Eleitoral, Leandro Espíndola Nogueira, destacou a importância do recadastramento biométrico para os eleitores: “Vai facilitar o processo eleitoral e reduzir o tempo de votação”, explicou. Ele adiantou, ainda, que os eleitores que não realizarem o recadastramento terão os seus títulos cancelados e não poderão votar em outubro próximo, se não regularizarem a situação.

A meta da Justiça Eleitoral, segundo Leandro, é de recadastrar cerca de 85% dos eleitores. Os demais, cerca de 15%, são eleitores que já passaram de 70 anos de idade e não comparecem nas eleições, ou que já faleceram, e os que se mudaram de cidade e não regularizaram a situação eleitoral. Esse percentual é igual à média de abstenções verificadas nas últimas eleições. Com o recadastramento, o número de eleitores que comparecerão às urnas deverá ficar muito próximo de 100%.

Outro detalhe a ser ressaltado é que, até o momento, a Justiça Eleitoral de Campo Largo recebeu o cadastramento de três mil novos eleitores. São Jovens de 16 a 18 anos, que vão votar pela primeira vez em outubro próximo e cerca de três mil outros, que transferiram seu domicílio eleitoral esse ano para a cidade, muitos dos quais tinham domicílio anterior em Curitiba.