05/03/2014
Sindafep parabeniza Campo Largo pelo 1º Prêmio Gestor Público Paraná
05/03/2014
Fonte:Depcom/PMCL
Em algumas regiões da cidade, é possível ver outdoors com a frase “Parabéns, Campo Largo, pela conquista do Certificado de Reconhecimento”. A mídia foi colocada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e tem como objetivo parabenizar o município pela conquista do 1º Prêmio Gestor Público do Paraná, conquistado por Campo Largo com o projeto Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô), da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. A premiação aconteceu em dezembro do ano passado, em solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
A primeira edição do prêmio teve como tema central "Educação: uma Necessidade, uma Certeza". Os municípios puderam inscrever até cinco projetos cada, em efetiva execução no ano de 2013, que abrangessem qualquer área das chamadas funções de governo. No total, foram inscritos 89 projetos, representando 49 prefeituras municipais paranaenses. Destes, foram selecionados 23 projetos, que obtiveram as melhores pontuações, de acordo com o regulamento do certame.
Desde 22 de fevereiro de 2014, as 23 cidades vencedoras começaram a ganhar outdoors com a homenagem. Em março deste ano, o Sindafep também lançará a Revista 1º Prêmio Gestor Público Paraná, que trará de forma jornalística cada um dos projetos premiados.
O prêmio, instituído pelo Sindafep, visa não apenas reconhecer, mas também multiplicar as boas práticas administrativas e projetos de administração pública. Segundo os organizadores, os projetos demonstram a qualidade dos gestores públicos, que comprovaram mais uma vez que ideias inovadoras independem do tamanho ou da capacidade financeira do município.
Pescô
Com a instituição da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, no início de 2013, Campo Largo ganhou novos projetos de prevenção e iniciou a discussão de políticas públicas para responder às necessidades da área.
O Pescô nasceu da ideia de levar informações, por meio de diálogos com a comunidade, sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Quatro eixos são trabalhados: prevenção, tratamento, reinserção social e redução da oferta e do consumo das drogas. Para isso, a equipe utiliza vídeos e divulga dados alarmantes sobre as consequências das drogas para o usuário e para a família.
Durante o ano de 2013, o Pescô percorreu diversos estabelecimentos, entre escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, comunidades religiosas, associações e empresas. No total, aproximadamente 60 mil pessoas foram atingidas.
O projeto também promove capacitação para educadores e oferece assessoramento técnico posterior para os profissionais que atuam na educação. A ideia é inserir o tema na proposta pedagógica desde os primeiros anos escolares.
Com os diálogos, a equipe da Secretaria também se depara com casos que necessitam de um cuidado maior. Só no ano passado, mais de 200 pessoas foram encaminhadas para tratamento em comunidades terapêuticas parceiras. Para muitas delas, a Secretaria conseguiu vagas sociais, ou seja, sem custo para o paciente.
O Prêmio
Os municípios premiados em 2013, em ordem alfabética, foram os de Assaí, Cambé, Campo Largo, Chopinzinho, Cianorte, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guairaçá, Guarapuava, Ibiporã, Ipiranga, Maringá, Nova Esperança, Nova Fátima, Paraíso do Norte, Piên, Pinhais, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Terezinha do Itaipu, Telêmaco Borba e Umuarama.
Além da Assembleia Legislativa, o Sindafep teve como principais apoiadores a Associação Nacional do Ministério Público de Contas, a Associação Paranaense de Imprensa, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a OAB-Paraná, a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado, contando ainda com o patrocínio da Fomento Paraná.
A segunda edição do Prêmio terá como tema “Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado”. Apesar do tema Saúde, os municípios poderão inscrever projetos em qualquer área das funções de governo, previstas na Portaria 42/99 do então Ministério de Orçamento e Gestão (MOG), como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, gestão ambiental e segurança pública. Em breve, o Sindafep divulgará mais informações sobre a premiação de 2014.