Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 12:46:03
Geral

UPA

28/02/2014

CPI que investiga obra da UPA chega ao fim

UPA

28/02/2014

Já está nas mãos dos vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as possíveis irregularidades na construção da UPA II, em Campo Largo, o parecer do perito judicial contratado para analisar o caso. Agora a relatora Sueli Guarnieri, com apoio do advogado da Câmara Municipal e dos companheiros de comissão (Cléa Oliveira e Josley Andrade), elabora o seu parecer, que deverá ser encaminhado ao presidente da Casa e ir a plenário até o dia 11 de março.

A presidente da Comissão, vereadora Cléa Oliveira, disse que o trabalho apresentado pelo perito judicial Adriano Jochen é bastante detalhado e todo amparado na legislação e em provas documentais. “São 148 páginas só de relatório”, explicou ela, adiantando que o processo todo já tem nove volumes. “São muitas as irregularidades que nós encontramos na construção da unidade”, explica a vereadora.

A obra

Cléa não adiantou qual será a orientação da Comissão, no parecer, a ser votada pelos demais vereadores. A Comissão, segundo ela, está discutindo o que será destacado no parecer, mas adiantou que as irregularidades na construção da obra são flagrantes. “Não dá para aceitar uma obra como aquela sem uma rede de esgoto e sem rede de água”, explicou ela.

A Reportagem da Folha entrou em contato com a Prefeitura Municipal, uma vez que a obra ainda está sendo concluída, para saber detalhes sobre esta conclusão. O engenheiro Carlos Groth, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, disse que as obras de conclusão da UPA estão sendo realizadas, com destaque para a entrada de energia, os quadros, transformador, estacionamento, pátio, talude de contenção e outras. Carlos adiantou que a empresa contratada para realizar as obras abandonou o serviço pela metade, houve o cancelamento do contrato e outra empresa foi contratada para dar continuidade ao serviço. “Por isso foi necessário pedir mais prazo para a conclusão, ao Governo Federal, o que foi concedido”. O prazo expirava no início de março.

Carlos adiantou que a questão de implantação das redes de água e de esgoto estão sendo providenciada pela Sanepar e deve estar concluída em alguns dias. A ligação da rede de esgoto será feita por detrás do prédio, por causa do nível mais baixo em relação à rede  de esgotos que passa na frente, saindo por detrás da escola 1º de Maio. Também lembrou que estão sendo efetuados trabalhos internamente, nas áreas médicas, com redes de oxigênio e outras.