Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 12:45:35
Geral

Em Boa Companhia

28/02/2014

Quadro “O mundo do trabalho” debate  as manifestações no Brasil e no mundo

Em Boa Companhia

28/02/2014

Toda quinta-feira é dia do quadro “O Mundo do Trabalho” no Programa em Boa Companhia, apresentado por Chris Minuzzo, com a participação de Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec de Campo Largo. O quadro tem levantado questões muito interessantes, tirado dúvidas e levado informações aos ouvintes sobre direitos dos trabalhadores, FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, aposentadoria, entre outros.

Na quinta-feira (20) eles receberam o blogueiro Milton Alves, que escreve em Curitiba um blog sobre politica, atualidades, direitos humanos e sindicalismo (www.miltonalves.com). O quadro mergulhou fundo em uma pauta latente na sociedade: as manifestações populares, os “rolezinhos” e os “Black Bloc’s” ( personagens anônimos que incluíram a violência nos atos – alguns, provenientes de grupos que possuem uma “frustração social profunda”, outros, grupos de “banditismo” que aproveitam o momento). “Mas tudo isso ganha um destaque maior porque justamente há uma imprensa mundial preocupada que essas manifestações estejam fora de controle ou elas possam influenciar a economia, afastando na maioria das vezes os manifestantes que reivindicam no direito legítimo de um Estado democrático e criando uma cortina de fumaça para a população”, afirma Adriano Carlesso.

Os debatedores resgataram aos ouvintes o histórico das manifestações de junho de 2013, cujo estopim foi o processo de reajuste das passagens de ônibus e demais transportes coletivos em São Paulo e depois, aplicado em outras capitais e regiões metropolitanas do país. Além de partidos esquerdistas, os grupos de manifestantes da época foram compostos por universitários e grupos de ação social como o MPL (Movimento Passe Livre), fundado no ano de 2005, durante a realização do Fórum Social Mundial.

O protesto contra o aumento das passagens também refletiu as reclamações a respeito da baixa qualidade do transporte coletivo no Brasil, principalmente, nas capitais e nos horários de pico, o aumento do peço de alimentos, aluguéis, material escolar e atendimento à saúde. O debate também fez uma análise das atuais manifestações no Brasil e no mundo. A participação de ouvintes mostrou que existe uma divisão de opiniões quando se trata dos “rolezinhos”, grupos de jovens da periferia que adentram os shopping centers dos centros urbanos, ação mais predominante nas grandes cidades da região sudeste, principalmente São Paulo. A grande maioria dos participantes vê estes jovens como garotos discriminados pela sociedade que parecem mais preocupados em não serem vistos como violentos ou praticantes de furto. Segundo o blogueiro Milton Santos, “Antes de mais nada, independente das motivações subjacentes, não se pode negar que eles são fruto da hiperconectividade proveniente do amplo acesso da população à internet e às redes sociais.  Mas só a conexão ampla sozinha não basta. Claro que existe aí um colorido social, já que as ações são altamente simbólicas quando jovens da periferia organizam-se para ocupar em massa os espaços de consumo que são os shopping centers, hoje como consumidores que galgaram das camadas mais pobres, mas que infelizmente continuam em situação de exclusão e preconceito social.” O Quadro “O Mundo do Trabalho” vai ao ar todas as quintas-feiras, das 9h às 10h, durante o Programa Em Boa Companhia, na Rádio Ágape AM.