Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 12:44:04
Geral

Campanha da Fraternidade

28/02/2014

Campanha da Fraternidade reflete sobre o tráfico humano

Campanha da Fraternidade

28/02/2014

No cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano, as mãos acorrentadas simbolizam a situação de dominação e exploração, como também o sentimento de impotência perante os traficantes. A mão, acima, representa a força do tráfico. O tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Segundo o cônego Ivanir Leonardi, este é um tema interessante, mas o tráfico humano é um assunto pesado, “dá um mal estar”.

O cônego, que diz ter lido e refletido bastante sobre o assunto, falou que se “isso fosse falado antigamente até se dava um desconto, mas em 2014 é uma barbaridade. Nossa sociedade evoluiu em tecnologia, mas moralmente está muito mal. O tema envolve trabalho sem remuneração, prostituição, sequestro para roubar órgãos. O leque do assunto é enorme, também envolve exploração de trabalhadores que não recebem nada, principalmente em países pobres, ganham apenas para comer”, argumenta.

Segundo ele, as pessoas são tratadas como mercadorias. “Perante a Deus, todos têm a mesma dignidade. Deus não criou um mais importante que o outro. Se os homens não respeitam nem a natureza, não vão respeitar o ser humano também”, afirma, comentando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que todos os homens são iguais perante à Lei, mas lamenta que na prática é diferente. “O ser humano não é uma coisa que eu uso, é alguém que eu tenho que amar”, diz. Ainda lembra que atrás de muitos produtos caros, de marcas famosas, está a mão-de-obra escrava, em países pobres.

De acordo com a Campanha deste ano, a maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

Quaresma

O lançamento da Campanha da Fraternidade será na Quarta-feira de Cinzas, próximo dia 05, primeiro dia da Quaresma, período de renovação espiritual, de abstinência, início de uma vida nova, momento de oração, reflexão, sacrifício e caridade fraterna. “Quaresma é momento de rever a vida”, enfatiza o cônego Ivanir, completando que as pessoas precisam tirar este momento para corrigir falhas na vida e, segundo ele, uma das maiores falhas é o desrespeito ao ser humano.

É um momento de ter mais tempo para Deus, de ser mais solidário, de se reconciliar e descobrir que Deus está dentro de nós.

Missas na Quarta-feira de Cinzas

Paróquia da Aparecida – Igreja Nossa Senhora da Aparecida às 10h, 15h e 19h30min. Jesus Misericordioso e S. Roque às 19h30min.

Paróquia da Piedade - Matriz Nossa Senhora da Piedade às 07h30, 9h e 18h30min; e Santo Antonio às 20h com o cônego Ivanir. Nossa Senhora das Graças às 08h, São Benedito às 18h30 e São Pedro e São Paulo às 20h com o Pe. Adriano. Nossa Sra. de Lourdes às 19h30 com o diácono Irineu. Nossa Sra de Fátima às 19h30 com o diác. Marcio.

Paróquia Senhor Bom Jesus – Santuário Senhor Bom Jesus às 7 e às 19h. Capela S. José (Felpudo) às 7h, N. Sra. de Fátima (Rivabem) às 8h30min, S. Sebastião (Itaqui de Cima) às 8h30min, Sta Rita de Cássia (Itaboa) às 10 horas, Divino Espírito Santo (Jd. Social) às 18 horas, S. Judas Tadeu (Saad) às 19h30min.