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Subsídio

24/02/2014

Governo do Paraná mantém subsídio à Rede Integrada de Transporte

Subsídio

24/02/2014

Fonte:G1.com

Foto:Luiz Costa/ Divulgação/ Prefeitura de Curitiba

O Governo do Paraná confirmou neste domingo (23) que vai renovar o convênio que garante a integração do transporte coletivo entre Curitiba e Região Metropolitana (RIT). O atual convênio terminaria no final de fevereiro. Ao todo, serão R$ 80 milhões em subsídio. Mensalmente, serão repassados R$ 5 milhões mais a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o óleo diesel. O valor é maior do que contabilizado em 2013.

O subsídio do Executivo estadual incide sobre a tarifa técnica, que representa o real custo do sistema de transporte. Atualmente, a tarifa técnica é de R$ 2,953. Já a tarifa social - paga pelo usuário - é de R$ 2,70. Conforme dados da Urbs, sem as linhas da região metropolitana a tarifa técnica seria de R$ 2,70, ou seja, o sistema se manteria.

De acordo com o governo estadual, entre repasses diretos e renúncia fiscal, os subsídios do Governo do Paraná já somam R$ 259,6 milhões. Curitiba e Região Metropolitana recebeu, em 2012, R$ 63 milhões e, no ano seguinte, mais R$ 76,6 milhões. Além disso, o governo declara ter concedido R$ 20 milhões por meio da insenção do diesel para mais 20 cidades do estado.

Esta parceria, portanto, permite que os usuários da Região Metropolitana paguem o mesmo valor cobrado em Curitiba. Possibilita também que o usuário utilize várias linhas pagando uma única passagem, desde que utilize os terminais de ônibus. De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), diariamente, dois milhões de passageiros utilizam a RIT. O sistema integra a capital paranaense e mais 13 cidade da Região Metropoliatana.
 

Nova licitação
Com o anúncio da renovação do convênio, os municípios da Região Metropolitana, que estavam preocupados com a possibilidade do subsídio ser extinto, respiram mais aliviados. Porém, ainda fica a expectativa quanto à licitação para contratar as empresas operadoras das linhas metropolitanas. Atualmente, existe uma concessão de exploração das linhas que tem sido renovada automaticamente.