Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:54:47
Geral

Tráfego

22/02/2014

Projeto de Mobilidade pretende melhorar o tráfego no Centro
 

Tráfego

22/02/2014

Campo Largo é uma cidade com ruas estreitas que, muitas vezes, não têm continuação. Um Projeto de Mobilidade Urbana está sendo gestado pela administração atual, com o objetivo de solucionar alguns desses problemas. O prefeito Affonso Portugal Guimarães destaca, nesses estudos, a implantação de corredores e a abertura de ruas como a Arlindo Chemin e a transformação da Xavier da Silva em via de mão única, entre o Posto 3L e a Natal Pigatto.

Outra artéria que o prefeito destacou como importante, para melhorar a mobilidade urbana, é a abertura da Engenheiro Tourinho. “Podemos abrir esta artéria e transformar também a Natal Pigatto em via de mão única, sentido BR-Centro”, explicou ele, mostrando algumas das intervenções que pretende implantar.

Avenida da Porcelana

Affonso disse que já está tratando com a RodoNorte a elaboração de um projeto para transformar os nove quilômetros da pista atual da BR-277, numa nova avenida, a Avenida da Porcelana. “Se a nova avenida for uma via de mão dupla, teremos a solução para toda a região. Caso contrário, temos que solucionar a questão das marginais”, disse o prefeito, destacando a marginal do Itaqui. “Vamos incentivar as pessoas que viajam de Ponta Grossa para Curitiba, para que entrem em Campo Largo, utilizando esta avenida. O tráfego pesado, de caminhões, passará por fora, mas os turistas são bem-vindos”, disse o prefeito.

Affonso destacou que todos esses projetos estarão no novo Plano Diretor.  “É certo que são obras que não podem ser realizadas todas de uma vez, temos que ir fazendo aos poucos”, explicou.

 

 


Foto de Manoel Ribeiro de Macedo, primeiro presidente da Câmara Municipal de Campo Largo (foto do arquivo particular de Renato Hundsdorfer)

O Ato oficial de Instalação da Câmara aconteceu em 23 de fevereiro de 1871, ocasião em que foram juramentados e empossados os vereadores eleitos em 19 de dezembro de 1870.  A primeira sessão extraordinária da Câmara aconteceu em 2 de abril de 1871, presidida pelo juiz de paz Alferes Anastácio Luiz Cordeiro, e foi apenas para verificar se havia impedimentos ou recursos quanto à qualificação dos eleitos ou dos votantes. Na ocasião Manoel Ribeiro de Macedo foi empossado como sendo o 1º Presidente da Câmara Municipal, mesmo tendo sido o quarto candidato eleito e o capitão Leocádio Gonçalves Padilha o vice. Fonte: Renato Hundsdorfer