Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 01:42:54
Geral

Em Boa Companhia

21/02/2014

A alimentação adequada para melhor qualidade de vida

Em Boa Companhia

21/02/2014

Diferente do que muitas pessoas imaginam, não existe uma receita pronta de dieta alimentar, considerando que cada pessoa tem seu histórico biológico, sua rotina e, muitas vezes, alguma doença pré-existente que exige cuidados alimentares específicos. Cada pessoa é única, e existem alimentos que lhe fazem bem, ou não. E foi isso – e muito mais, que a convidada desta semana, a nutricionista campo-larguense Cristiane Bonato conversou com os ouvintes do Programa Em Boa Companhia, da Rádio Ágape AM, no Dia de Entrevista desta quarta-feira (19), comandado pela apresentadora Chris Minuzzo.

Cristiane atende desde crianças, adolescentes adultos e idosos, com ou sem doenças instaladas, com o objetivo de tratamento e prevenção de doenças, objetivos estéticos e de rendimento em atividades esportivas. Questionada pela apresentadora Chris Minuzzo sobre quais alimentos são considerados verdadeiras “bombas”, Cristiane explicou que os alimentos mais prejudiciais à saúde são os que contém muito sódio, açúcares e gorduras de má qualidade na composição, além de aditivos corantes, aromatizantes e conservantes. “Deve-se, portanto, optar na maior parte das vezes por comida mais natural possível”, afirmou Cristiane.

Com relação aos alimentos benéficos à saúde, a nutricionista explicou que os benefícios de um alimento dependem sempre do que a pessoa precisa, portanto, leva-se em conta o histórico e a individualidade biológica. O que faz bem para uma pessoa pode não fazer tão bem para outra. Mas uma recomendação generalista de alimentação saudável é estimular sempre o consumo de cereais integrais, frutas, verduras, legumes, proteínas magras e gorduras de boa qualidade, e lembrar que esportistas ou pessoas que estão em tratamento de saúde devem passam por avaliação nutricional.
Questionada por ouvintes sobre o que colocar na lancheira dos filhos para a escola, Cristiane é categórica: “Ensinar os filhos a se alimentarem da maneira correta faz parte do processo de educação, e todos sabemos que educar dá trabalho, mas é essencial, porque isso refletirá na saúde deles durante a infância e pelo resto da vida. É preciso ter cuidado com os lanches ingeridos por crianças e adolescentes, pois se não forem nutricionalmente corretos, podem interferir no aprendizado, no desenvolvimento e crescimento.” Suco natural, frutas picadas e o mínimo de bolachas é uma dica legal, ensina Cristiane, que aplica esta receita saudável no lanchinho que seu filho Bernardo leva todos os dias à escolinha. Cristiane também respondeu ao questionamento de uma ouvinte que quis saber se adianta cuidar da alimentação a semana inteira e no fim de semana comer o que quiser: “Deve-se tomar cuidado para que a extravagância não coloque a perder todo o esforço da semana. Não precisa haver a restrição total de certos alimentos não saudáveis (pelo menos no início), mas é preciso ter a consciência de que se não houver a mudança no hábito, não haverá evolução”, conclui Cristiane Bonato.