14/02/2014
Pais de alunos preocupados com a segurança na saída das escolas
14/02/2014
A volta às aulas trouxe à discussão uma série de velhos problemas que, aos poucos, têm alguma solução, como mais ventiladores nas salas e contratação de professores, dentre outros. Um dos problemas, entretanto, o da segurança dos estudantes, ainda necessita de atenção especial, pelo menos em alguns pontos, como o embarque e desembarque dos ônibus escolares.
Há anos o embarque dos alunos, na saída da escola, do Colégio Macedo Soares, é feito precariamente, na Rua Benedito Soares Pinto, esquina com Rui Barbosa. Centenas de estudantes se comprimem nas calçadas e ocupam, às vezes, parte da pista de ambas as ruas, naquele cruzamento, tornando o horário das 11h50min ao meio-dia, e das 17h20min às 17h30min., momentos de muito perigo. Várias vezes o assunto foi objeto de denúncias, mas até agora nada foi feito.
Segurança
Um pai de aluno chamou a atenção da Reportagem da Folha, mais uma vez, para a necessidade de uma matéria, pedindo às autoridades, uma solução para o problema. Ele até sugeriu que, em vez de largar os alunos desde a escola Macedo Soares até àquele cruzamento, que a Rui Barbosa seja fechada, para o tráfego comum, naquele horário, e que todos os estudantes embarquem na frente da escola. Outra solução menos radical seria transferir o embarque para o espaço em frente ao Correios.
Em contato com o secretário municipal de Educação, Avanir Mastey, a Reportagem foi informada de que o assunto já está sendo objeto de atenção do Governo Municipal. Segundo ele, esse problema é mais grave em duas escolas do centro da cidade, o Sagrada Família e o Macedo Soares. No Sagrada o problema é menor porque há espaço para estacionamento dos ônibus, que ficam parados e, depois, passam na Soares Pinto para apanhar os estudantes do Macedo Soares.
Para minimizar o problema, antes de uma solução definitiva, o secretário disse que vai pedir à Guarda Municipal que desloque, diariamente, uma equipe para o local, para melhorar a segurança dos estudantes. O secretário informou, ainda, que está sendo estudado um novo trajeto, para os ônibus, no centro da cidade, que não onere o transporte escolar e melhore a segurança dos estudantes.