13/02/2014
Após quase dez anos, Paraná volta a exportar carne bovina para a Rússia
13/02/2014
Fonte:G1.com
Foto:Jonas Oliveira/AEN
O mercado de carne bovina do Paraná está reaberto para a Rússia, depois de quase dez anos de embargos aos produtos do estado no país europeu. Dois frigoríficos paranaenses, ambos do norte do estado, foram habilitados pelo governo russo, desde a segunda-feira (10), para exportar o produto, anunciou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro.
A proibição da compra do produto do estado ocorreu porque a carne não atendia ao padrão do mercado interno russo, conforme o próprio governo anunciou à época. Produtos do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul também foram rejeitados, com o mesmo argumento.
O país do leste europeu é o segundo maior importador da carne bovina brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) - em 2013, os russos compraram pouco mais de 306 mil toneladas do produto, atrás apenas de Hong Kong, com 361 mil toneladas importadas.
Com a liberação, no frigorífico Astra, de Cruzeiro do Oeste, o aumento na produção pode chegar a 30% apenas com as vendas para a Rússia, estima o diretor comercial Carlos Catija. "A reabertura é de suma importância para recuperar a autoestima do estado. Isso dá sustentabilidade à pecuária do Paraná de forma geral e, com certeza, faz crescer muito a economia por aqui", comemora.
O gerente geral da VPR Brasil, de Colorado, Jeferson da Luz Gonçalves, também ressalta que a reabertura do mercado representará um novo patamar para o mercado paranaense. "Agora é trabalhar para cumprir os contratados".
Apesar da reabertura, os frigoríficos ainda não começaram as exportações, em razão das negociações de contratos, que já começaram, segundo os próprios. As carnes paranaenses devem chegar à Rússia no fim do mês de março, afirmam as empresas.