Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 03:35:24
Geral

Coleta Seletiva

06/02/2014

Secretaria de Meio Ambiente estuda ampliação na coleta seletiva

Coleta Seletiva

06/02/2014

Fonte:Depcom/PMCL

O secretário de Meio Ambiente de Campo Largo, Marcos Reinaldim, solicitou um estudo de viabilidade para o acréscimo de dois caminhões para a coleta seletiva na cidade. “A iniciativa ampliará o sistema, além de otimizar a logística da coleta nos bairros”, explica o secretário. Hoje, a prefeitura recolhe, em média, oito caminhões de material reciclado por dia e registra uma das maiores taxas de reciclagem da região metropolitana, com reaproveitamento de cerca de 15% do lixo produzido.

O projeto Reciclão teve início em 2008, com um caminhão de coleta. “Começou com um caminhão, hoje temos três e vamos aumentar para cinco. Hoje o serviço abrange todo o perímetro urbano”, afirma Reinaldim. O secretário aguarda o resultado dos estudos de viabilidade financeira para proceder a aquisição dos novos caminhões.

Além disso, a empresa responsável pela destinação do material recolhido passará a trabalhar em um espaço maior já na próxima semana, para aumentar a capacidade de recolhimento. Com essas iniciativas, a coleta ganha agilidade e a destinação se torna ainda mais eficiente.

Caminhões são rastreados por satélite para garantir serviço de qualidade

Hoje a Secretaria de Meio Ambiente também conta com um sistema de rastreamento por satélite que registra o trajeto e, ainda, a velocidade dos caminhões de coleta. A partir dessas informações, é possível fiscalizar se todos os bairros são atendidos com qualidade.

Desde o início do ano, com a nova administração, as reclamações sobre coleta seletiva registradas na Secretaria de Meio Ambiente diminuíram 75%. Para Reinaldim, esse avanço também é mérito da própria população, que abraçou a ideia e tem separado com responsabilidade o material reciclável do lixo comum.

A coleta seletiva acontece por setores, em dias diferentes. Acesse aqui a tabela com a agenda da coleta para saber em que dia da semana os caminhões passam no seu bairro.

Para ajudar a manter a alta qualidade no serviço, é importante que o morador entre em contato com a prefeitura pelo telefone 0800  641 3377 quando identificar um problema na sua região.
“Hoje registramos apenas falhas ou atrasos pontuais. Quando a população nos avisa de algum problema, é realizada uma apuração a partir das informações do rastreamento. Com o problema identificado, conversamos com a Sanetran para providenciar uma solução rápida e definitiva”, complementa o secretário.