06/02/2014
Guarda Municipal agora atua armada
06/02/2014
Fonte:Depcom/PMCL
A Guarda Municipal (GM) de Campo Largo recebeu em janeiro de 2014 a liberação da Polícia Federal para o porte funcional de armas. Com a autorização, os guardas municipais já estão trabalhando armados, inclusive nos grupamentos dos bairros Ferraria e Bateias, que agora funcionam 24 horas como já ocorria na sede da GM.
Para receber a liberação, os guardas passaram por exames psicológicos e aulas teóricas e práticas de armamento e tiro, com carga horária de 160 horas. O efetivo foi treinado por instrutores da Polícia Civil. O comandante da GM em Campo Largo, Fabio Cezar Duarte, afirma que a capacitação impacta diretamente a vida da população. “Com a autorização junto à Polícia Federal, a corporação está muito mais preparada para combater a criminalidade e proteger a população, fazendo com que o cidadão se sinta mais seguro. Traz a tranquilidade de que os guardas estão fazendo o melhor para o campolarguense”, ressalta o comandante.
A GM também tem coordenado um projeto de formação continuada que envolve oficinas e capacitações em varias áreas, a fim de promover os guardas que mais se destacaram. “Essas ações estimulam o profissional e quem ganha com isso é a corporação”, salienta o comandante Duarte.
Trabalho nos grupamentos
Além do aumento da segurança proporcionado pelo porte de armas, a população da Ferraria e de Bateias tem sido alvo de um trabalho específico nos grupamentos. Desde a inauguração dos novos postos, o efetivo da GM tem realizado visitas e feito trabalhos preventivos com os comerciantes e os moradores.
Segundo Duarte, com os grupamentos instalados nessas localidades, a corporação pode estar constantemente no local, facilitando o atendimento às ocorrências.
O tabelião Luis Felipe Fidelis demonstra confiança no trabalho realizado. “É muito bom o nosso dia a dia com eles realizando rondas periódicas, demonstrando que estão cuidando da gente. Porque, caso aconteça algo, temos a quem recorrer, porque nos sentimos mais protegidos com eles estando próximos e armados”, afirma Fidelis.
O secretário municipal de Segurança, Juscelino Bayer, destaca que tanto Ferraria como Bateias precisavam de uma intervenção policial mais próxima. “O comércio e a população destas localidades exigiam mais policiamento e graças ao trabalho integrado da Guarda com a Polícia Militar, hoje isso é uma realidade”, diz.
Ainda segundo o secretário, a GM tem ido além e realizado mais do que apenas atender aos chamados. “Os guardas também tem realizado o trabalho de fiscalização de trânsito, educando e orientando nas mais diversas situações, bem como realizando autuações quando necessário”, explica.