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UP!

05/02/2014

Novo Volksvagen UP! chega com preço inicial de R$26.900

 

UP!

05/02/2014

Fonte:G1.com

Foto:Giulia Lanzuolo

A Volkswagen lançou nesta noite, em Gramado (RS), o novo up!, carro que assumirá a posição de entrada da marca, antes ocupada pelo veterano Gol G4. O hatch compacto chega com preço inicial de R$ 26.900 na versão duas portas. As versões quatro portas partem de R$ 28.900. As vendas começam nesta quinta-feira (6), mas apenas na opção quatro portas. Segundo a VW, as configurações mais básicas do up!, incluindo as de duas portas,  devem desembarcar nas autorizadas só dentro de três meses.A expectativa da marca é grande com o novato.

Com essa lista de virtudes, o up! chega com munição suficiente para enfrentar os nomes de calibre do segmento dos "populares", como a dupla de arquirrivais Fiat Uno e Palio. Mas não só eles. As versões mais completas do carrinho vão brigar com os novos sucessos Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Para dar suporte à sua novidade no mercado, a VW afirma ter investido R$ 1 bilhão em sua fábrica de Taubaté (SP). Para produzir o novo Golf no Brasil, por exemplo, a montadora investiu R$ 520 milhões na ampliação de sua planta em São José dos Pinhais (PR).

A fabricante não cansa de repetir que o compacto chega para marcar uma mudança de paradigma no segmento dos 1.0, pois além do desempenho honesto e do perfil econômico, ele provou ser mais seguro do que alguns carros de segmentos superiores, recebendo cinco estrelas no crash teste realizados pelo Latin NCAP.  Além disso, oferece espaço generoso para o segmento e promete uma lista de itens recheada. "Esse carro vai iniciar uma nova era no Brasil. Será uma nova referência em seu segmento em satisfação, segurança, economia e desempenho", disse Thomas Schmall, CEO da Volskwagen.

Versões e equipamentos

O modelo é oferecido apenas com um tipo de motorização: 1.0 flex de três cilindros (o mesmo do Fox Bluemotion) e 82 cv, muito eficaz em termos de emissão de poluentes e consumo de combustível. Segundo a VW, as médias são de 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, quando abastecido com etanol.

O mesmo documento publicado pelo órgão governamental lista entre as versões do up! um novo câmbio automatizado de cinco marchas (chamado de I-Motion pela marca), que equipariam as quatro configurações disponíveis. Seria mais um modelo a receber a transmissão, ao lado do Fox, SpaceFox, CrossFox, Space Cross, Gol, Polo, Voyage e Polo Sedan. 

A marca fala em seis versões, mas na prática são quatro: take up! (entrada), move up! (intermediária), high up! (quase completa) e BWR (topo de linha). Esta última se ramifica em três (black, white e red) e se diferencia das demais por mimos como efeito cromado nos retrovisores, design exclusivo para as rodas de 15” e bancos estilizados. Quanto aos recursos práticos, só a opção BWR traz ar-condicionado de série.

Segurança e custo de manutenção

Órgãos de segurança viária divulgaram informações que pesaram positivamente no currículo do compacto. Segundo testes realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o compacto obteve o melhor índice de reparabilidade entre os veículos avaliados pelo CAR Group 2014. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, em países do Mercosul e os importados. 

Segundo o Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, o up! obteve cinco estrelas na proteção para adultos após ser submetido a um crash test. No quesito segurança infantil, o modelo levou quatro estrelas. Segundo o órgão, esse é o primeiro compacto produzido localmente a levar a pontuação máxima.

Melhorias e medidas

Embora o up! seja um projeto global, a versão brasileira do compacto traz significativas diferenças em relação à original europeia. Segundo Egon Fetcher, diretor de produto da VW, o modelo nacional tem 65 mm a mais que o irmão da Europa. Isso, principalmente, para beneficiar o espaço do porta-malas: são 285 litros de capacidade - 64 l a mais do que o europeu. A marca ainda afirma que, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga chega a 976 l.

O espaço para os ocupantes traseiros também foi beneficiado na tropicalização do up!: enquanto a versão do Velho Continente comporta 4 pessoas, o compacto brasileiro tem lugar para 5. Nas medidas, o up! nacional tem 3,605 m de comprimento, 1,500 m de altura, 1,645 m de largura e 1,423 m de entre eixos. O peso total do carro é de 910 kg, enquanto a capacidade do tanque de combustível é de 50 litros (15 l a mais que o original).

No visual, a frente do compacto nacional segue igual à do europeu - a não ser pela opção para-brisa estendido para versões mais completas, item que remete ao Peugeot 208 e ao Zenith do Citroën C3, por exemplo. Por enquanto, a Volkswagen não sinalizou a possibilidade deste particularidade ser trazida ao mercado nacional. Outras diferenças sutis são o spoiler dianteiro do up! brasileiro reduzido e a ausência de sinalizadores de seta na carroceira.

Por aqui, os engenheiros da marca também optaram por uma tampa traseira de aço, e não de vidro escuro, como na Europa. A mudança não é meramente estética, também é efeito direto do ganho de espaço para bagagens, além de reduzir o custo de reparabilidade do carrinho. (colaboraram Tereza Consiglio e Alberto Cataldi)