27/01/2014
Volkswagen apresenta Up! como um 'Fusca do futuro'
27/01/2014
Fonte:G1.com
Foto:Caio Kenji/G1
Após muitos flagras e algumas prévias divulgadas, a Volkswagen apresenta nesta segunda-feira (24) detalhes sobre o Up!, que será o novo modelo mais barato da montadora no país, preenchendo a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags. Serão oferecidas 4 versões, com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados no mês que vem, quando o carro será lançado.
O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. "O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo", diz Luiz Alberto Veiga, chefe de design do modelo. "Desde o início do trabalho pensamos em fazer um ícone", continua Veiga.
"Tem todos os requisitos para ser líder", completou Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto. Apesar de a Volkswagen dizer que o carro “não tem concorrentes diretos”, a montadora não nega que brigará com a Fiat. “Tem proximidade com o Uno”, afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar: a nova geração do Ford Ka, que teve protótipo apresentado em 2013.
Por ora, a VW só divulga a configuração 4 portas e com câmbio manual, mas dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de 2 portas e com o câmbio automatizado I-Motion.
Suspensão modificada
Apesar das diferenças, o Up! brasileiro conseguiu manter o conjunto compacto e leve do carro mundial. Com peso total de 910 kg, tem entre-eixos de 2,24 metros, 1,54 de altura e 1,50 metros de altura. Para encarar o piso mais irregular do Brasil, o ganhou suspensões 20 mm maiores e pneus 6 mm mais altos, resultando em 1,50 metros de altura, 26 mm a mais que o modelo vendido no exterior.
Outra novidade exclusiva para o Brasil foi o aumento do tanque de combustível, que passou de 35 litros para 50 litros, alteração feita devido a pior qualidade do combustível brasileiro, que gasta mais. Em relação ao espaço interno, o carro possui espaço interno interessante para o seu tamanho. Apesar de pequeno, pode levar 4 pessoas com conforto e 5 um pouco apertadas, dependendo do tamanho dos ocupantes.
Teste de colisão
Apesar do conjunto compacto, o Up! foi considerado seguro em sua primeira avaliação deste tipo. Antes mesmo do lançamento, o hatch foi avaliado pelo Latin NCap e recebeu nota máxima, de 5 estrelas, para proteção de adultos e 4 estrelas para crianças, fica com a melhor nota para um veículo feito no Brasil até então.
De acordo com a empresa, o uso de aço de alta resistência em partes do chassi, como na coluna B, que fica na metade lateral do carro, fizeram o Up! alcançar os bom resultados. Pontos também foram obtidos pelo sistema de freios ABS, que também incorpora distribuição de frenagem e sistema de alerta de luzes na traseira, quando existe uma frenagem brusca, para evitar colisão traseira.
Conserto e seguro
Embora chegue ao mercado brasileiro com a promessa de ser o modelo mais avançado tecnologicamente da categoria, o Up! é dono do menor índice de reparabilidade, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Isso significa, na prática, que o novo compacto terá menos custo de conserto – e que este será realizado em menos tempo.
De acordo com a entidade, o Up! obteve classificação 11 no CAR Group – numa escala que vai de 10 a 60, sendo a menor pontuação sinônimo de melhor reparabilidade –, e assim foi melhor do que todos os carros já avaliados pelo Cesvi também em outras categorias. Consequentemente, o valor do seguro do Up! tende a ser mais barato, já que as seguradoras usam a classificação do Cesvi para compor a apólice, entre outros fatores.
Treinamento da rede
A importância que a montadora dá ao seu lançamento é refletido no treinamento de vendas que realiza entre os concessionários – que, segundo ela, é o maior da história da Volkswagen do Brasil. “A estratégia inédita um número recorde de 3.620 vendedores e gerentesl”, informa a empresa, que diz investir R$ 20 milhões na abertura de 8 centros de treinamentos no país. Já foram inaugurados os de São Paulo, Goiânia, São José do Rio Preto, Porto Alegre e Curitiba. Os de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife serão abertos até março.