25/01/2014
Sinpolocal já soma 600 ações por reajuste
25/01/2014
Um dos maiores sindicatos de Campo Largo, o Sinpolocal, contabilizou nesta sexta-feira (24) cerca de 600 ações de trabalhadores solicitando a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) junto a Caixa Econômica Federal. O volume impressiona. A entidade mobilizou todo seu corpo jurídico para ingressar na Justiça pedindo o reajuste do beneficio pelo índice da inflação. Por lei, os saldos do FGTS são corrigidos pela TR. Desde 1999, entretanto, o índice tem perdido da inflação – o que significa que o poder de compra do dinheiro do cotista do fundo acaba corroído pela elevação de preços.
Segundo Paulo Andrade, presidente do Sinpolocal, o reajuste nos saldos das contas do FGTS pode ultrapassar 100%. Ele comemorou as decisões em favor desse reajuste, proferidas em 1ª instância por juízes federais do Paraná e de Minas Gerais – “É uma justa conquista dos trabalhadores. O ressarcimento das perdas do FGTS é um direito do trabalhador. Ainda, de acordo com Andrade, as sentenças pressionarão a Caixa Econômica a pagar a diferença – “Não tenho dúvidas que foi aberto um precedente que irá favorecer a todos que ingressaram na Justiça até agora” – completa.
O trabalhador com carteira assinada a partir do ano de 1999 tem direito a ingressar com ação solicitando a correção do valor do saldo de sua conta no FGTS. O Sinpolocal é uma das opções para auxilio do trabalhador interessado em buscar esse direito. Para isso, é necessário reunir a Carteira de Trabalho, o Extrato Analítico do FGTS desde 1999 (que pode ser obtido em qualquer agência da Previdência Social), Identidade, CPF e comprovante de residência. O Sinpolocal atende na Rua Oswaldo Cruz, 505, no Centro de Campo Largo. Para mais informações a entidade colocou à disposição uma central de atendimento ao trabalhador. Os telefones são: 3032-2756 e 3292-8804.