25/01/2014
Licitação do Estar na próxima terça-feira
25/01/2014
Será realizada na próxima terça-feira (28) a licitação para contratação de serviços de Administração, Operação e Manutenção das Áreas destinadas ao Estacionamento Rotativo Pago de veículos automotores, nas vias e logradouros públicos de Campo Largo, por meio de Parquímetros Eletrônicos Multivagas.
A opinião quanto à volta do Estar é dividida. Enquanto muitos comerciantes dizem que a falta do Estar atrapalha um pouco o comércio - porque muitas vezes os clientes não encontram lugares próximos para estacionar -, muitos campo-larguenses dizem que queriam que continuasse sem a cobrança. Em enquete realizada no site da Folha de Campo Largo, no qual 1.444 pessoas votaram até a última quarta-feira (22), 64,13% preferem não pagar pelo estacionamento nas ruas, enquanto 35,87% das pessoas acreditam que a falta da regulamentação prejudica o comércio.
De acordo com o edital da licitação, a finalidade do Estacionamento Rotativo Pago é a possibilidade de cobrança da tarifa de estacionamento de forma mais justa, através de melhor fracionamento tarifário, podendo ser inclusive proporcional ao tempo de estacionamento utilizado pelo usuário. Ainda tem como objetivo a utilização de tecnologia que iniba o uso irregular das vagas e aumente a rotatividade, democratizando ainda mais a utilização de um espaço cada vez mais limitado, face o aumento constante da frota e do fluxo de veículos nas áreas comerciais da cidade.
A modalidade da licitação é do tipo Técnica e Preço, por isso não é o menor preço que ganha. É analisado todo o contexto, as técnicas utilizadas para administração do estacionamento, levando também em consideração que seja um método simples para os usuários. Entre os pontos a serem analisados está a forma de alimentação do parquímetro, o modo de acionamento (por exemplo, sem partes móveis que fiquem expostas à ocorrência de vandalismo) e manuseio, fracionamento tarifário, quantidade de vagas atendidas por parquímetro, registro dos tempos no parquímetro, manutenção e experiência da empresa a ser contratada.
A prestadora de serviço que ganhar a licitação poderá ficar na administração do estacionamento pelo período de 10 anos, podendo existir renovação, obedecendo os preceitos legais. O início do trabalho se dará 90 dias após a assinatura do contrato de concessão, podendo ser prorrogado por mais 90 dias se devidamente justificado e ao critério do Departamento de Trânsito.