Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 05:26:41
Geral

Aulas

24/01/2014

Professores voluntários dão aulas preparatórias para vestibular

Aulas

24/01/2014

Será lançado no início de fevereiro um edital para seleção dos alunos para participarem do Cursinho Conexão neste ano. Esse é um projeto voluntário, totalmente gratuito, voltado a alunos de escola pública, que teve início em 2013, contou com a participação de 22 professores e chegou a ter 80 alunos. Entre os alunos que passaram pelo cursinho, dez foram aprovados na UFPR.

Ademilson Leandro Gato, professor de geografia e coordenador do curso, conta que a ideia surgiu a partir de uma conversa entre amigos que queriam fazer um projeto voltado para educação. “Víamos a defasagem do nível de conteúdo dos alunos. Os alunos da escola particular são sempre preparados e víamos a diferença  com os de escola pública”, comenta ele, que ouvia comentários sobre o Cursinho em Ação de Curitiba e recebia sugestão de abrir um em Campo Largo.

O professor lembra que no final de 2012 alunos do Colégio Clotário chegaram falando que iam para o terceiro ano e ainda tinham muito para aprender. Foi então que por incentivo de amigos e ex-alunos o curso foi criado.

Mesmo com a dificuldade de conseguir professores voluntários, o curso chegou a 22 profissionais que davam 2 horas/aula por mês, de diferentes disciplinas. O curso foi organizado para que cada mês fosse um ciclo de aulas, três vezes por semana. Nos dias vagos da semana os participantes utilizam o Facebook como uma ferramenta de aprendizado – a partir de um grupo privado criado os professores postam atividades, material de leitura e aulas online.

As aulas iniciaram no dia 03 de abril de 2013 e aconteceram até final de outubro, visando a preparação principalmente para o Enem e UFPR. Era usado o espaço da antiga Câmara Municipal, anexo ao Reino da Loucinha, às terças e quintas-feiras à noite e sábado à tarde. Para este ano estão aguardando uma resposta para um espaço destinado a este projeto, pois não poderá ser mais na antiga Câmara.
Começaram com 60 alunos e chegaram a ter 80 em sala, mas cerca de 30 alunos concluíram.

Ademilson acredita que a desistência é porque “hoje infelizmente a maioria dos alunos de escola pública priorizam outras coisas que não o estudo. Estão buscando o primeiro emprego, precisam de dinheiro. Com 18 anos também querem fazer carteira de motorista e não se preocupam tanto com o estudo. Muitos estudam de manhã, trabalham à tarde e à noite fazem autoescola ou têm outros afazeres. Não são alunos que estão só estudando”, explica.

Mas já no primeiro ano o coordenador comemora porque tiveram excelentes resultados. “Este ano vou fazer uma breve entrevista com todos os participantes, mas entre os que passaram pelo cursinho 10 foram aprovados na UFPR. Do ProUni ainda não temos o levantamento, mas até esta segunda-feira três conseguiram bolsa integral em faculdades particulares”, comemora.

Os 22 professores voluntários lecionam em rede pública e particular. Para este ano fecharam parceira com o Cursinho em Ação e terá material de apoio opcional. “A metodologia é não usar o material de apoio como ferramenta, mas deixar na percepção do professor o que acha importante trabalhar. O professor fica mais solto para trabalhar e a possibilidade de acertos de temas que caem no vestibular é muito grande”, detalha.

De acordo com sua experiência, o professor fala que a maior dificuldade dos alunos é principalmente em Exatas e parte escrita e interpretação em Português. “Quem quer passar no vestibular tem que estudar sábado, domingo e feriado. Os alunos precisam estar focados nisso”, afirma.

Quem tiver interesse em participar das aulas preparatórias pode curtir a página no Facebook Cursinho Conexão para estar sempre atualizado com as informações do curso, ou também entrar em contato pelo telefone (41) 9572-2475.