24/01/2014
Vice-governador Flávio Arns visita escolas estaduais em Campo Largo
24/01/2014
Na manhã desta quarta-feira (22), o vice-governador do Paraná e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, esteve em Campo Largo visitando o Colégio Estadual Djalma Marinho e o Colégio Estadual Sagrada Família.
No Djalma Marinho, Flávio Arns foi conferir a conclusão das obras de acessibilidade e reformas gerais, um investimento no total de R$ 150 mil, do Programa de Recursos Descentralizados. Do Núcleo Sul de Educação, do qual faz parte 14 municípios e 154 escolas, foi o maior investimento em obras de acessibilidade e reforma. Foi levada em consideração a dificuldade de acessibilidade principalmente pelo desnível do terreno no qual o colégio foi construído. A melhoria vai facilitar a vida de alunos, de idosos e também da comunidade de forma geral, por também ser um local de votação.
Segundo Flávio Arns, “o Paraná é uma referência no Brasil em educação”. Ele explica a valorização dada à inclusão de crianças e jovens com necessidades especiais em escolas comuns e que a acessibilidade é um ponto muito importante. O secretário e vice-governador comentou que estão estudando a ampliação de salas no Colégio ainda para este ano.
Além destas obras, ele citou o Colégio Geraldina da Mota, a licitação do Colégio de Educação Profissional e da Casemiro Karman, que passam dos R$ 20 milhões em investimento em educação no município.
O secretário municipal de Educação, Avanir Mastey, comentou que os professores e diretoria do Colégio fizeram um trabalho muito bom para desenvolver a consciência dos alunos para terem cuidado com o espaço público. “Estão com uma boa consciência de cuidar da escola como espaço de aprendizado”, completa.
O diretor do Colégio, Roni Miranda, comentou que as melhorias ajudaram na autoestima dos alunos. “Antes eles tinham uma escola que chovia dentro, com vidros quebrados, cortina rasgada, não tinha nem nome na frente. Todo este investimento trabalha também com a motivação deles. Até professores estão vendo a escola de outra maneira”, explica.
A iniciativa para as obras de acessibilidade, que agora integram toda a escola, surgiu da própria diretoria. Roni conta que em 2012 o Colégio recebeu uma aluna cadeirante e em 2013 mais uma, então começaram a ir atrás de verba para as melhorias.
Sagrada Família
Flávio Arns aproveitou a oportunidade para visitar também o Colégio Estadual Sagrada Família. A diretora do colégio, Irmã Lucia Staron, e a diretora da Escola Municipal Anchieta, que funciona no mesmo prédio, Irmã Dolores, apresentaram os espaços pedagógicos do colégio que, segundo Mastey, são referência educacional no município.