22/01/2014
Paraná fecha 2013 com saldo positivo na criação de empregos formais
22/01/2014
Fonte:G1.com
Foto:Gilson Abreu / FIEP
Em 2013, o Paraná gerou 90.349 postos de trabalho com carteira assinada e fechou o ano como um dos poucos estados a ter saldo positivo nas contratações formais, na comparação com 2012. No Brasil, a queda em relação ao ano anterior foi de 14,1%. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o Caged, o resultado obtido pelo Paraná criou 1.210 vagas formais a mais que em 2012. O resultado representa um aumento de 3,5% no número de novos postos de trabalho, conforme o relatório divulgado nesta terça-feira (31). O estado foi o terceiro que mais criou empregos no ano, superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro.
Dezembro
Apesar do saldo positivo no ano, em dezembro, houve queda nas contratações com carteira assinada no estado. No mês, foram fechados 43.022 postos de trabalho, com quedas em todos os setores da economia. As maiores reduções aconteceram nos setores da indústria da transformação e comércio que fecharam 17.625 e 13.013 vagas, respectivamente.
Segundo o MTE, o resultado de dezembro era esperado. Por razões sazonais, o número de empregos tende a cair no fim do ano. Entre esses fatores estão a entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e festas de fim de ano. No mês, o resultado paranaense foi o terceiro pior do Brasil, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.
Região de Curitiba
O Caged mostra ainda os resultados nas contratações em cidades com mais de 30 mil habitantes. Nessa análise, a Região Metropolitana de Curitiba fechou 2013 com um saldo positivo de 18.504 novas vagas.
No mês de dezembro, porém, os melhores resultados ficaram com as cidades de Cornélio Procópio, no norte do Paraná e Assis Chateaubriand, no oeste. As duas foram as únicas que tiveram saldo positivo no número de contratações, com oito vagas criadas em cada. Todas as demais cidades analisadas apresentaram queda em dezembro, com destaque para Curitiba que teve saldo negativo de 11.184 postos de trabalho.