10/01/2014
Tradicional Seresta de Reis reúne famílias
10/01/2014
A tradicional Seresta de Reis, que acontece desde 1906 em Campo Largo, foi realizada no último final de semana, com início na noite de sábado (04) e término na madrugada de domingo. Cerca de 50 pessoas participaram e preocupam-se em manter a tradição na cidade.
Por volta das 22 horas de sábado os participantes fizeram um ensaio na sede paroquial da Nossa Senhora da Piedade. A coordenadora Katia Santos explica que enquanto os jovens e adultos cantavam e tocavam, as crianças participaram de uma atividade educativa. “Pela primeira vez foi criado o “Cantinho das crianças com os Santos Reis”, onde pintaram o desenho dos três Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltazar.
Após, eles se reuniram em frente à Matriz, e a Seresta teve início após as 12 badaladas do sino da Igreja. De lá saíram em caminhada até a Casa Paroquial, depois Colégio Sagrada Família, coreto; residência de Beto e Tereza, próxima à Praça da Polônia; e residência de Pedro Abel e Tereza Grossman, na Vila Bancária.
A Seresta aconteceu até às 4 horas da manhã. O Cônego Ivanir Leonardi, que há dez anos participa do evento, esteve presente e deu a bênção para este novo ano que se inicia. “A presença de idosos, adultos e crianças foi valorizada pelos cantos poloneses dos alunos do curso de Polonês da Casa da Cultura e jovens que estão se preparando para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será em 2016 na Polônia”, comenta Katia, que agradece a todos que se envolveram para que pudesse acontecer a 108ª Seresta de Reis de Campo Largo.
Com ou sem chuva, ela disse que aguarda todos para realizarem o evento também no próximo ano. “A antiga tradição não vai parar, porque sempre continuará renovada pelas novas gerações das famílias campo-larguenses”, enfatiza.
História
A Seresta de Reis teve início em 1906, organizada por famílias tradicionais do centro da cidade – Kuster e Puppi. O trio Irmãos Santos (Azevedo, Armando e Jorginho) era a atração musical. Eles eram conhecidos na cidade pelas apresentações em eventos, na época em que nem existia televisão.
Jorginho, que era o chefe do trio e pai de Katia (35) que atualmente coordena a Seresta, era bem conhecido em Campo Largo por participar de programas de calouro em rádio e depois também em TV na época preto e branco.
Desde criança, Katia esteve envolvida com a Seresta e também começou a despertar o interesse por música, já a partir dos 06 anos começou a tocar e cantar nestes eventos. Ela acredita que Seresta é um meio de educação musical familiar. As três irmãs de Katia também sempre se envolveram com a Seresta e atualmente participam e levam seus filhos. “Vai passando de geração para geração”, explica. Um evento que envolve tradição, música e fé, passada para as próximas gerações.