Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 07:40:30
Geral

Água-viva

07/01/2014

Águas-vivas causam queimaduras em mais de 3,5 mil pessoas no PR

Água-viva

07/01/2014

Fonte:G1.com

Foto:Ilustração/Internet

O número de casos de queimaduras provocadas por águas-vivas no litoral paranaense disparou, em relação aos primeiros dias do último verão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre o dia 28 de dezembro e esta segunda-feira (6), foram registradas mais de 3,5 mil situações. No verão anterior, no mesmo período, houve apenas 44 casos.

Todos os casos foram registrados numa faixa de 10 quilômetros do litoral paranaense, entre os balneários de Albatroz, em Matinhos, e Canoas, em Pontal do Paraná.

Ainda segundo os Bombeiros, apesar do número ser expressivo, a situação não é tida como alarmante, pois os animais que apareceram nas praias são filhotes. Com isso, a irritação provocada na pele pelo contato com as águas-vivas também é menor.

Os Bombeiros também relataram que a mudança na corrente marítima e a chuva que começou a cair desde sábado (4) ajudaram a reduzir o número de casos registrados, já que muitos banhistas deixaram de frequentar a praia.

Conforme o bombeiro Fernando Tratch, quem for vítima de queimaduras provocadas pelos animais deve tomar alguns cuidados. “Nós advertimos para que o banhista não esfregue essa região, porque pode ter algum local onde não foi liberado o veneno da água-viva e pode acabar espalhando. Ele pode lavar com a água do mar e, na sequência, passar vinagre, que vai diminuir essa ardência”, explica.