03/01/2014
Deptran esclarece questões sobre o trânsito
03/01/2014
Inúmeros acidentes têm levantado o questionamento de campo-larguenses como está o trânsito na cidade e quais são as condições para que motoristas e pedestres possam trafegar com segurança. Na edição anterior alguns pontos foram abordados pela Folha e nesta semana o diretor do Departamento de Trânsito de Campo Largo Júlio Torres explica sobre a sincronia dos semáforos, trânsito em frente ao Terminal Urbano e motoristas sem documentação.
Sincronia dos semáforos
A falta de sincronia dos semáforos nas principais vias do município é um motivo de reclamação dos campo-larguenses. De acordo com o Deptran, “realmente não existe sincronismo dos semáforos e os mesmos foram colocados na administração anterior. Diferentemente de todos os municípios brasileiros, estes semáforos não seguem a padronização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo que somente a empresa que os vendeu é que possui peças de reposição – isso deixou nosso município refém dos caprichos do fabricante. Por quê? Não sabemos como passou esta licitação. Se notarem os conjuntos focais são diferentes, em algumas esquinas os postes de semáforos são quadrados e enormes, as bolachas vermelhas vão se apagando aos poucos, tornando-se obstáculos aos pedestres. Então, nosso município passou oito anos colocando verdadeiras sucatas, fora de normatização. Nesta gestão, estamos tentando sincronizar os sinaleiros da Av. do Centenário e da Xavier da Silva, de forma básica, regulando-os manualmente, ou seja, pelo “olhômetro”. Estamos tentando fazer com que, quando um sinaleiro abre, o próximo abra dez segundos depois. Solução: troca de todos os semáforos que existem hoje por equipamentos modernos, dentro da norma ABNT, que possuam controle através de sistema DSL, ou similar, projeto este que já está formatado e à disposição da população no Deptran, pré-denominado junto ao Ministério das Cidades, como Cidade Digital.
Terminal Urbano
Segundo um leitor da Folha, “para atravessar em frente ao Terminal de Ônibus é um risco total”. De acordo com Júlio Torres, este é um problema herdado da administração anterior: “um terminal urbano de ônibus colocado no meio de uma quadra, onde adulteraram o eixo da rua. Não deixaram área de embarque e desembarque de passageiros e ainda proibiram a parada e o estacionamento de veículos, um absurdo. Solução: abertura da Rua Engenheiro Tourinho nos fundos do Terminal e transformar a Desembargador Clotário Portugal em mão única. Além da construção de travessias elevadas nos padrões de acessibilidade”.
Falta de documentação
Para o exercício de 2014, o Deptran disponibilizará duas viaturas novas para a fiscalização de rua, contempladas com sistema de Radar Móvel, que estarão diariamente mudando de vias a fim de coibir o abuso de velocidade. “Através do Sistema Infoseg, que instalamos junto à Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal, via rádio, puxa a placa dos veículos e, em minutos, fica sabendo se existem pendências ou não. Conseguimos agora no mês de novembro que a Câmara Municipal aprovasse o nosso Projeto de Lei que versa sobre o Transporte Particular de Alunos do ensino médio e agora também de fretamento de alunos de Campo Largo para estudar em municípios próximos, principalmente Curitiba.
Já nos primeiros meses de 2014, estaremos regulamentando esta lei em parceria com o Sindicato da categoria.
Após a regulamentação das Vans Escolares, começaremos a elaborar em conjunto com a Câmara de Vereadores a lei que regerá o serviço de Moto-frete de Campo Largo, sendo que já iniciamos conversas com alguns empresários do segmento”, esclarece Júlio.