23/12/2013
O verdadeiro sentido do Natal
23/12/2013
“O Natal vem para nos lembrar que o importante é o amor, a simplicidade, a doação e a humildade. Enquanto nasce uma criança no mundo, é que Deus ainda confia na humanidade, apesar dos tropeços”, relata o cônego Ivanir Leonardi, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Natal significa aniversário, é quando se recorda o nascimento de Jesus, mas o cônego lamenta que as pessoas substituíram isso por bolinhas, luzes, em alguns lugares até por pinguins e gelo, que nada representam o verdadeiro sentido do Natal. “Os símbolos são as estrelas, anjos, pastores e ovelhas. Mas a melhor representação é o presépio e os personagens principais mesmo são Jesus, Maria e José”, completa o cônego Ivanir.
Segundo o pároco, o Natal surge para dizer não à vaidade, à aparência e sim à simplicidade, que é uma das lições do presépio. “A sociedade hoje quer ter, mas não pensa no ser, em fazer o bem, vivendo em amor e justiça”, detalha.
Para preparar-se para o Natal, o cônego Ivanir orienta que os fiéis participem das novenas, busquem a reconciliação e sejam solidários. A novena é importante para redescobrir o sentido do Natal e os ensinamentos de Jesus.
Quanto à reconciliação, ele comenta que percebe muitos conflitos nas famílias, na própria casa, mas afirma que é preciso estender a mão ao próximo e quebrar o “muro” entre as pessoas. “Primeiro se reconciliar consigo mesmo, se aceitar, porque vejo que muita gente não se perdoa; e depois com o próximo, porque senão não tem o verdadeiro sentido, o esplendor do Natal. E então vai se resumir à troca de presentes”, argumenta. É momento também de começar a ser mais solidário, ver a necessidade que muitas famílias passam e que é possível ajudar.