20/12/2013
Pe. João Chemin: 25 anos de Ministério Presbiteral
20/12/2013
Com presença de seis Bispos, 46 padres e 40 Diáconos, o Padre João Batista Chemin celebrou o Jubileu de Prata Presbiteral na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na quarta-feira (18). Também estiveram presentes o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, vice-prefeito de Campo Largo Flávio Humberto Cordeiro, vereadores de Curitiba e de Campo Largo, seminaristas, alunos da Escola Diaconal São Filipe, familiares e muitos amigos.
A cerimônia foi de muita emoção e mostrou o quanto o Padre João é querido por muitos. Cerca de 1.200 marcaram presença na missa e no jantar, mas destas pessoas muitas não conseguiram ficar durante toda a comemoração, pois a Igreja lotou e não havia lugar para todos. “Estou recebendo até agora mensagens me parabenizando e muitos lamentando não terem conseguido ficar por não ter mais espaço”, comenta. “Mas toda essa comemoração traz uma emoção indescritível. Vieram padres e diáconos de vários lugares, foi muito emocionante, um momento de muita alegria”, completa, citando a presença do arcebispo Dom Moacyr José Vitti, do arcebispo emérito D. Pedro Fedalto, bispo de Toledo Dom João Seneme, bispo de Apucarana Dom Celso Marchiori, bispo emérito Dom Valter Ebejer (de União da Vitória) e bispo auxiliar de Curitiba Dom José Mario.
Em seu discurso, ele comentou ser filho de duas famílias católicas e tradicionais na cidade – Chemin e Andreassa. Antes sonhava em ser médico ou marinheiro, mas Deus o chamou para ser médico de almas, e tem ajudado muitas pessoas em processo de autoconhecimento e a lidar com o stress e depressão.
Padre João Chemin é filho de Arlindo Chemin e Pedrinha Andreassa Chemin, nasceu em 24 de junho de 1963, estudou no Colégio Sagrada Família e no Kennedy. Sua ordenação foi em 1988 na Matriz Nossa Senhora da Piedade, realizada por Dom Pedro Fedalto. Ele diz que não saberia viver sem ser sacerdote, citando o documento 93 da CNBB de que “Em virtude da ordenação, o presbítero torna-se mestre da Palavra, ministro dos sacramentos e guia da comunidade”.
Desde 1994 é reitor do Seminário Maior Filosófico Bom Pastor, da Arquidiocese de Curitiba. Em 2010 o curso de Filosofia do Seminário foi reconhecido pelo MEC, uma grande conquista. Entre os momentos marcantes na trajetória do Padre também estão outros dois momentos. Um deles foi em 1992, na abertura da Campanha da Fraternidade no Círculo Militar, o qual teve a presença de sete mil jovens, sendo a coroação do seu trabalho como assessor da juventude. Outra situação indescritível e muito marcante foi assistir a missa do Papa João Paulo II e também ter conseguido cumprimentá-lo, em 1992.
No final de seu discurso, ele mencionou que “quando estamos de bem conosco mesmos e amamos o que fazemos, as dificuldades, as provações, os sofrimentos, os conflitos não serão obstáculos. Mas, ao contrário, se bem administrados nos farão crescer em direção aos valores”. Ao terminar a cerimônia, os convidados foram ao Centro de Eventos João Paulo II. Foram entregues cerca de 900 lembranças com a história do Padre João Chemin e marcador de páginas para Bíblia.