Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 09:42:00
Geral

Coritiba

16/12/2013

Leandro Almeida cita apoio do pai como decisivo para superação final

Coritiba

16/12/2013

Fonte:G1.com

Foto:Divulgação/Site oficial do Coritiba

Vibração, determinação e choro com o objetivo conquistado. O resumo do último domingo para o zagueiro Leandro Almeida não foi de alegria integral, mas um misto de objetivo conquistado com satisfação pessoal. A semana que antecedeu o jogo que salvou o Coritiba da Série B exigiu frieza, mas foi de muita incerteza para o defensor.

Em campo, o torcedor mais desatento ao momento particular do jogador pode não ter imaginado o que ele passou. Contra o São Paulo, Leandro fez dupla com Luccas Claro e se tornaram símbolos de garra na vitória por 1 a 0. Atrás, ajudaram a segurar o Tricolor paulista com uma marcação precisa. Em um mesmo lance, Leandro Almeida chegou a cortar três finalizações são-paulinas em direção ao gol. No ataque, a dupla foi responsável pelo gol da vitória: uma assistência de Leandro, de cabeça, para o chute de Luccas.

Só que antes de tudo isso, Leandro Almeida viveu a tristeza de perder o pai. No final de semana anterior, o zagueiro estava suspenso para enfrentar o Botafogo. Ele aproveitou para viajar para Belo Horizonte, para acompanhar o pai que passaria por uma cirurgia delicada, que não resistiu e faleceu. O primeiro pensamento foi de cuidar da família e pedir liberação.

- Eu conversei com o presidente Vilson Ribeiro de Andrade e ele entendeu a minha situação, me dando a liberação para continuar com a família. Disse para eu ficar tranquilo, pois o time estava muito bem preparado para lutar na partida decisiva. Eu fiquei de segunda até quarta-feira em Belo Horizonte - disse em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Porém, uma conversa mais franca com a família trouxe à tona a possibilidade de ele jogar e voltar para Curitiba. A inspiração foi o próprio pai, principal apoio de Leandro Almeida na carreira. Conselheiro e atencioso, o patriarca do zagueiro sempre queria saber de tudo o que acontecia com o filho. A principal torcida era para que o Coritiba permanecesse na primeira divisão.

- Ele sempre me dava um conselho, queria saber todos os detalhes da minha carreira e tinha uma grande preocupação em relação à situação do Coritiba. Ele dizia que não queria ver o Coritiba cair. Por isso foi muito importante que eu lutasse pelo desejo e dedicasse a permanência em memória dele.

A família e a esposa pensaram da mesma forma e acharam melhor ver o jogador em seu lugar de luta, ajudando o time em que é contratado. 

- Eu resolvi voltar na quarta-feira e ver como seria minha reação até sábado, para o Tcheco definir quem ia viajar. Depois eu vi que reagi muito bem. Que seria especial que eu jogasse e que daria todo o meu esforço em prol do meu pai.

Missão cumprida: choro no final

Cada bola tirada, cada passe certo era uma certeza a mais para Leandro Almeida que a vitória estava próxima. De longe, o jogador foi o mais vibrante em campo. Na hora do gol, enquanto Luccas Claro tentava entender o momento, Leandro abraçou o colega de zaga para celebrar um gol importante, com contribuição 100% da zaga.

- Me dediquei muito naquele jogo, para conseguir ajudar o time a conquistar a vitória. A gente sabia que ia ser muito complicado e precisávamos fazer um gol logo para vencer e não ficar pensando em outros resultados. Assim que o gol saiu, deu uma tranquilidade a mais para todos nós.

Assim que o árbitro apitou o final da partida, Leandro Almeida se ajoelhou no gramado e chorou, um desabafo pelo término de uma semana difícil e recheada de decisões complicadas.

- No final eu não consegui controlar e com tanta alegria pela conquista do momento foi impossível controlar o choro. Foi um momento de muita emoção, que dediquei aquela vitória para o meu pai, que queria tanto aquilo.

De zagueiro-artilheiro para garçom: gol meio a meio com Luccas Claro

O zagueiro Leandro Almeida chegou no Couto Pereira no início do ano. Um dos grandes motes da contratação do defensor mineiro foi a boa recomposição de bola na retaguarda, além de ter um cabeceio importante no ataque. Só que Leandro não teve tantas oportunidades de se destacar na pequena área, mesmo assim conseguiu marcar dois gols.

Só que uma situação inédita aconteceu com Leandro Almeida no confronto contra o São Paulo: uma assistência na medida para o companheiro de zaga marcar o gol. Após o cruzamento de Carlinhos, o toque era a única alternativa para Leandro envolver a zaga. Sem muito tempo para pensar, ele tocou para o lado e a bola caiu livre para Luccas Claro encher o pé

Leandro até relembrou uma conversa que teve com Luccas no ônibus para retornar ao hotel.

- O Luccas chegou e me disse que aquele gol foi meio a meio de tão bonita que foi a parceria. Não me lembro de uma assistência como aquela na minha carreira, além de ser a única que eu fiz no ano.

Apesar de ser um novato na temporada, Leandro Almeida conquistou o seu espaço rapidamente. A determinação em escolher o Coritiba para retornar da Ucrânia, após três anos, ajudou na acolhida da torcida. Além do Coxa, o Cruzeiro também queria contar com o atleta, uma indicação de Marcelo Oliveira.

A adaptação foi rápida e Leandro terminou o Campeonato Paranaense como titular da posição, ao lado de Chico. Nem mesmo uma lesão complicada no meio da temporada atrapalhou o rendimento de Leandro, que hoje é um dos jogadores mais querido para os torcedores.

- Fiquei três anos fora e esperava uma adaptação difícil, dando um pouco mais de medo em retornar para o futebol brasileiro.

Em uma avaliação individual, Leandro Almeida está satisfeito com o ano no Coritiba, mas confessou que o Coritiba poderia ter conquistado mais, devendo um título de maior expressão. O lado positivo que ele destaca é o ensinamento que adquiriu junto com atletas experientes como o capitão Alex e o atacante Deivid.

- Foi um ano bom, apesar do final da temporada. Conquistamos o tetracampeonato paranaense, mas tivemos uma queda no Campeonato Brasileiro, sem conseguir um título nacional. Mas é uma oportunidade grande participar de um elenco tão experiente. Aprendi muito com esses caras, como Deivid e o Alex - completou.

Leandro Almeida está de férias em Belo Horizonte. Se por um lado ele perdeu o pai, o zagueiro do Coritiba divulgou uma boa notícia. Ele aguarda o nascimento do primeiro filho, que deve acontecer no final do primeiro semestre de 2014. A reapresentação do atleta no Coxa será no dia nove de janeiro, antes da pré-temporada.