Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 09:48:17
Geral

UPA II

14/12/2013

Há indícios de irregularidades nas obras da UPA II em Campo Largo
 

 UPA II

14/12/2013


Até o final de janeiro de 2014 o perito judicial Adriano Jochem, engenheiro civil e perito contratado pela CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, da Câmara Municipal de Campo Largo, deverá concluir o laudo que apura as irregularidades cometidas, desde o projeto à execução das obras da Unidade de Pronto Atendimento – UP II. As obras já consumiram 25% a mais dos recursos destinados e ainda não foram concluídas.

A CPI, composta pelos vereadores Josley Andrade, Cléa  Oliveira (presidente) e Sueli Guarnieri (relatora), deve pedir mais 60 dias de prazo para a conclusão dos trabalhos. Os primeiros 90 dias vencem dia 23 de dezembro próximo. Adriano Jochem informou que já recebeu os documentos necessários para uma análise minuciosa dos gastos, da qualidade da obra e dos materiais empregados e que já detectou possíveis irregularidades.

Problemas

As obras da UPA II não poderão ser entregues à população sem antes passar por uma ampla reforma. Segundo o perito, falta janela em consultório médico, falta rede de oxigênio; há serviços que não seriam necessários, não foram realizados, mas foram cobrados e pago; e mais uma série de irregularidades que devem ser apuradas e mostradas no laudo que está elaborando.

Em reunião com a CPI, na tarde desta quinta-feira, o perito adiantou que as irregularidades são graves, e devem embasar o pedido de indiciamento dos responsáveis, junto ao  Ministério Público, que a CPI deve fazer através do relatório. “Há falhas de projeto nas planilhas da licitação, na quantidade de aditivos de preços (nove), acima do permitido pela legislação; há falha nas planilhas de precipitação pluviométrica, no período, e outros que estamos apurando”, explicou

Cléa Oliveira, presidente da CPI, disse que já está elaborando o pedido de prorrogação do prazo por mais 60 dias, mas que tão logo o trabalho pericial esteja concluído, a Comissão vai levar o relatório ao plenário para ser votado.

Sumiu

Um item importante para a análise do que aconteceu durante a execução das obras da UPA II, o Boletim Diário de Obras, que deveria estar com a Prefeitura Municipal, ninguém sabe, ninguém viu. Cléa disse que o documento é necessário até para apontar algumas irregularidades na construção, mas que a Prefeitura, ao responder ao pedido da CPI, informou que não tem conhecimento do mesmo.

Adriano Jochem é perito contratado em vários processos judiciais, tem larga experiência no ramo, é proprietário de duas construtoras, uma em Curitiba e outra em Campo Largo. Segundo ele, as irregularidades são graves e estarão comprovadas no laudo, que deverá entregar à CPI no final de janeiro.

Algumas irregularidades já detectadas pela perícia

> Gastos 25% a mais do que o valor previsto para as obras
> Serviços não necessários, não prestados, e já pagos
> Falta Rede de Oxigênio nos ambulatórios
> Consultórios médicos sem janelas
> Falhas no projeto
> Falhas nas planilhas de licitação
> Sumiço do Boletim Diário das Obras
> Uso de materiais diferentes dos licitados