Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 03:52:01
Geral

NOTA OFICIAL

04/11/2013

Casa no Parque Cambuí foi condenada e não poderia ser restaurada

NOTA OFICIAL

04/11/2013

Fonte:Depcom/PMCL

Uma casa antiga, localizada no Parque Newton Puppi (Cambuí), foi demolida pela Prefeitura de Campo Largo no mês de outubro após análise do engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que comprovou o “risco iminente de desabamento” e a impossibilidade de “recuperação” do imóvel. A casa, que estava sendo mantida por vigas externas para sustentar as paredes, comprometia a segurança do Parque, frequentado por um grande número de campolarguenses. Apenas na última Festa da Criança, mais de três mil pessoas estiveram no local – a maioria delas crianças.

Desde a entrada da nova gestão em janeiro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela conservação do Parque, tem sido acionada por moradores, preocupados com o risco de um acidente no local. Com isso, a Secretaria mobilizou uma equipe para analisar as condições do imóvel.

Consequência de anos de abandono

A situação detectada foi de abandono. Com a falta de manutenção e de políticas públicas de conservação nos últimos anos, a estrutura da casa ficou completamente comprometida. O parecer técnico, que pode ser lido abaixo, declarou que a casa estava escorada por “mãos francesas”, as quais, se retiradas, implicariam “em desabamento” imediato.

Por isso, o documento indicou a demolição como o procedimento mais adequado, já que não é possível apenas desmontar paredes feitas de barro, “objetivando a segurança das pessoas, em especial das crianças que frequentam diariamente o Parque”. A demolição é a medida mais extrema a ser tomada e poderia ter sido evitada caso houvesse planejamento de conservação. Porém, a casa chegou ao ponto de ser condenada, sem “condições de recuperação”.

O parecer também recomendou o levantamento fotográfico da estrutura do imóvel para guardar em acervo, o que foi feito por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, materiais como portas, janelas e outros aproveitáveis foram resgatados para uma possível utilização em construções que tenham a mesma tipologia.

Com todos esses cuidados, respeitou-se a memória da casa, de acordo com o procedimento padrão para esse tipo de situação. Mas, acima de tudo, foi assegurada a segurança dos campolarguenses frequentadores do Parque.

Restauração de pontos com valor histórico

O Plano de Manejo do Parque Cambuí foi elaborado em 2007 por uma empresa especializada que analisou todo o local, inclusive cada imóvel, para determinar pontos a serem recuperados. A casa em questão não foi listada no Plano como item a ser restaurado.

Isso porque não existe um levantamento comprovado de sujeitos ou fatos históricos que estejam ligados ao imóvel. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, a casa também não fazia parte da Estação de Enologia, cuja central era o “casarão”, hoje sede da Companhia de Desenvolvimento de Campo Largo (COMLAR).

Por outro lado, alguns imóveis estão incluídos no Plano de Manejo para conservação como é o caso das ruínas da antiga escola, que podem ser vistas já na entrada do Parque. Com valor histórico comprovado, a construção será restaurada para uso administrativo do próprio Parque. Além disso, será transformada em um novo ponto turístico do município. O projeto de recuperação será elaborado já em 2014.

Patrimônio Histórico

A Lei de Patrimônio está em fase final de elaboração para permitir que o município realize o tombamento de imóveis importantes historicamente.

Para esse fim, a Prefeitura está constituindo um grupo de trabalho com vários representantes para estudar todas as implicações da conservação histórica em Campo Largo.

O objetivo deste comitê é trabalhar hoje para impedir que, futuramente, imóveis com importância histórica acabem condenados. Não apenas o Parque Newton Puppi, mas diversos locais da cidade serão avaliados para conservação.

Confira fotos da casa no Facebook da Prefeitura. Para ler o parecer, clique na imagem abaixo.