Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 03:47:09
Geral

Foto em frente à obra gera discussão entre morador e vereadora

01/11/2013

Aparecido da Silveira, morador do Jardim Gelci, na Ferraria, relatou que estava em frente à sua casa, quando chegou a vereadora Fernanda do Nelsão junto com seu assessor para tirar uma foto.

Foto em frente à obra gera discussão entre morador e vereadora

01/11/2013

Aparecido da Silveira, morador do Jardim Gelci, na Ferraria, relatou à Folha que na quarta-feira (30) estava em frente à sua casa, na Rua Bem-te-vi, quando chegou a vereadora Fernanda do Nelsão junto com seu assessor para tirar uma foto, um pouco mais abaixo de sua casa, onde está sendo realizada uma obra para canalizar águas pluviais.

“Meu pai que foi na Secretaria de Viação e Obras para pedir manilha e máquina para melhorar o problema de alagamento na rua. Nós já tínhamos pedido pra ela e não tivemos resposta, ainda falou que os moradores que jogamos sujeira e entopem tudo, aí depois de pronto quer colocar no jornal dela? Não é justo”, desabafa Aparecido.

O pai, Osvaldo da Silveira, relata que há três meses faz o pedido na Secretaria e tinham pedido a ele paciência, pois a máquina estava quebrada e assim que pudessem iriam atender. A manilha, segundo ele, era de 40 centímetros, e não comportava toda a água, que desce da Rua Mato Grosso. Não há manilhamento em toda a rua e parte do que tem está entupido.

Aparecido conta que começou a discutir com a vereadora porque ela não podia tirar foto na frente de uma obra que não foi pedido dela e diz que ela ficou nervosa e foi chamar o marido, Nelson da Silva, o Nelsão. “Ele comprou a briga dela. Falei que ele não era mais vereador e não podia se meter e ele me falou que eu só ia nas reuniões políticas para comer lingüiça. Fiquei revoltado e dei R$ 40 pra ele pra pagar a lingüiça que eu tinha comido. Ele quis me devolver, falando que os R$ 40 não pagava a lingüiça porque era de primeira, mas eu não aceitei, e ele entregou pro pessoal aí”, relata Aparecido.

Segundo Osvaldo, “a Fernanda chorou e ainda falou que deu cama elástica na festas de Dia das Crianças e gastou todo o salário dela do mês passado para comprar merenda escolar para as crianças da escola e da creche daqui, porque elas estavam sem comida”.

Apenas em parte da rua estão sendo colocadas as manilhas, local onde a rua é mais baixa e fica com água da chuva parada. Aparecido ainda comentou que se algum vereador quiser ajudar os moradores desta rua podem solicitar o manilhamento de toda a via, que fica com água parada.

Fernanda

O caso teve repercussão a nível estadual devido à publicação em veículo de comunicação do Paraná. A reportagem procurou a vereadora envolvida, Fernanda do Nelsão, que encaminhou a seguinte nota:
“A vereadora Fernanda Queiroz esclarece que a obra das manilhas na Rua Bem-Te-Vi (Ferraria) é, sim, resultado de requisição feita por ela, e ressalta que isso pode ser confirmado com o Secretário de Obras de Campo Largo, Luiz Carlos Cecato, com o Chefe do Departamento de Obras, Flávio Dzindzik, ou mesmo com o prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, pois essas são as três pessoas para as quais o pedido do manilhamento vem sendo feito insistentemente, desde abril de 2013, inclusive com pronunciamento na Câmara Municipal.

Embora tenha sido responsável pela iniciativa junto à Secretaria de Obras, a vereadora Fernanda Queiroz informa, ainda, que neste dia não estava realizando fotos, conforme alega a fonte da matéria. Foi levar roupas à costureira Ieda, que mora na rua. Na saída da costureira, parou para conversar com as amigas Edna, Darli e outras, ao qual foi abordada violentamente por um agressor, visivelmente alterado, que se identificou como morador da rua.

Quanto ao agressor, que lançou mão de gritos, termos de baixo calão, e ameaça de agressão física, com claro objetivo de intimidar, Fernanda Queiroz informa que hoje (31) pela manhã já tomou medidas legais cabíveis, prestando queixa na Delegacia Policial de Campo Largo, visando apuração de responsabilidade e reparação de danos morais. Nos próximos dias, Fernanda entrará com ação judicial contra o agressor. A vereadora confirma que o ex-vereador Nelsão da Força também foi agredido, sem revidar, e informa que Nelsão, também hoje cedo, realizou exame de corpo de delito, para também tomar as medidas judiciais cabíveis.

A título de esclarecimento adicional, o secretário de Obras de Campo Largo, Luiz Carlos Cecatto, confirma que a obra das manilhas na região é resultado de pedidos recorrentes da vereadora Fernanda Queiroz. ‘Ela fez o pedido em abril e depois cobrou várias vezes”.