12/08/2013
Um caminhão, transportando três tratores, arrastou fios da rede elétrica e telefônica, derrubou três postes e deixou parte da cidade sem energia elétrica.
12/08/2013
Um acidente incomum deixou 7.900 unidades consumidoras sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (12) e em alguns casos durante todo o dia. Um caminhão, transportando três tratores pela Avenida dos Expedicionários, enroscou nos fios da rede elétrica e telefônica e foi puxando-os por alguns metros até que o motorista conseguiu parar o veículo, na esquina com a Rua Prefeito Emingo Ângelo, danificando sete postes.
Parte da cidade ficou sem energia elétrica, a partir das 8h50min. Segundo informações da Companhia Campolarguense de Energia, a energia foi “interrompida no Centro, Bom Jesus, Águas Claras e redondezas. Equipes da Cocel conseguiram normalizar o fornecimento de energia da maior parte dos consumidores cerca de 40 minutos depois do problema, ficando apenas os consumidores mais próximos ao local do acidente (cerca de 500) sem energia por mais tempo. A normalização total ocorreu após a substituição dos postes e rede danificados, às 17h20min”.
O motorista do caminhão, o campo-larguense Fernando Cequinel, disse que a altura da sua carga estava de acordo com a legislação e que ele está acostumado a transportar cargas. Ele não sabe como o acidente foi acontecer, mas conta que escutou um grande estouro e acha que os fios da rede de telefonia estavam muito baixos.
Uma informação que pode explicar as causas do acidente é que a Expedicionários recentemente foi pavimentada, podendo ter “subido” em alguns centímetros a altura do asfalto.
Nota da Cocel
Quinze eletricistas da Companhia trabalharam no local. Franklin Klock, engenheiro da Cocel, informa que a rede de distribuição de energia está na altura correta na região (mínimo de 5,5 metros). Para a rede de telefonia, o mínimo é de 5 metros. “As companhias telefônicas compartilham os postes com a Cocel, mas são responsáveis pela manutenção em seus materiais e equipamentos”, completa Klock. O engenheiro destaca que a rede de telefonia no local é formada por diversos conjuntos de cabos espessos, ficando mais resistentes, por isso não arrebentaram de imediato quando o caminhão enroscou e provocou a queda dos postes. A rede naquela região é um dos principais troncos de distribuição de energia da cidade – vindo diretamente da subestação do Bom Jesus e distribuindo para os bairros.
A Cocel está fazendo levantamento dos custos para substituição dos postes e reparo dos danos à rede. O prejuízo referente ao período em que seus consumidores estiveram sem energia também está sendo calculado. “Além das horas em que os consumidores não puderam utilizar nossa energia, a Companhia possui metas para a qualidade em seu fornecimento determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Em caso de descumprimento destas metas (que levam em conta frequência e número de horas sem energia), a Cocel é penalizada com multas pagas diretamente ao consumidor – mesmo que o problema tenha sido causado por terceiros”, informa Cassiano Pianaro, diretor técnico da Companhia. Pianaro informa que a Cocel está aguardando a investigação das causas do acidente para que possa solicitar ressarcimento aos responsáveis.
Sempre que houver qualquer tipo de acidente envolvendo a rede de energia elétrica, é necessário distanciar-se dos cabos arrebentados e informar à companhia de energia responsável. “É possível que os cabos ainda estejam energizados, podendo causar uma descarga elétrica fatal”, informa Mari Cruzara Rossa, técnica de segurança da Cocel.