Quarta-feira às 29 de Outubro de 2025 às 05:58:16
Geral

Após greve de PMs na Bahia, Senado vai discutir direito de greve do servidor público

Após greve de PMs na Bahia, Senado vai discutir direito de greve do servidor público

13/02/2012  Fonte: R7 Notícias

Após a paralisação dos policiais militares na Bahia, um assunto polêmico será discutido no Senado: a regulamentação do direito de greve dos servidores públicos. O assunto consta do Projeto de Lei 710/11, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O projeto já foi lido na CCJ, mas ainda não foi designado o relator para a matéria.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é o autor do projeto de lei, cujo relator será escolhido esta semana pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O objetivo, segundo Aloysio Nunes, é eliminar um vácuo de mais de 23 anos desde a promulgação da Constituição, que mandou regulamentar direitos de greve para servidores públicos e a iniciativa privada.

A regulamentação do direito de greve dos trabalhadores da iniciativa privada foi feita um ano após a promulgação da Constituição, mas o direito de greve dos servidores públicos continua indefinido. A AGU (Advocacia-Geral da União) chegou a preparar um anteprojeto de lei sobre o assunto em 2007, que estabelecia algumas condições básicas para a deflagração da greve.

Enquanto esse não for definido, a questão continua sendo resolvida pela Justiça, com base em jurisprudência criada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em outubro de 2007. Ao apreciar a legalidade de movimento grevista de servidores do Ministério da Educação à época, o Supremo entendeu que na falta de regulamentação do direito de greve do servidor público deveria ser aplicada a legislação mais pertinente, que era a lei do direito de greve para o setor privado.