24/01/2012
Mulheres são maioria entre mortes violentas de 2012 em Curitiba e região
24/01/2012 Fonte: Globo.com
Os primeiros dias de 2012 registram um tipo de violência muito preocupante em Curitiba e região. Foram 15 homicídios contra mulheres, de acordo com o último levantamento baseado nos relatórios do Instituto Médico-Legal (IML) local.
O perfil geral fica entre adolescentes, jovens e mulheres entre 30 e 40 anos, mortas por facadas ou tiros, muitas vezes em casa, junto com os companheiros. Dos 15 casos, 11 foram na Região Metropolitana de Curitiba, garantindo à capital, apesar dos números, uma tendência de queda. Porém, os detalhes dos crimes chamam a atenção.
Em um deles, uma menina de 14 anos encontrada morta tinha perdido a mãe, também assassinada, meses atrás. A menina era traficante de drogas, garante a investigação da Polícia Civil.
O delegado-chefe da Homicídios, Rubens Recalcatti, disse que a “maioria dos casos é problema da droga. Ou é usuário ou é tráfico”. O estado do Paraná, “rota da maconha”, sofre com números impressionantes de homicídios, por estar entre o Paraguai, e outros países da fronteira, e os grandes centros urbanos como São Paulo ou o Rio de Janeiro.
De acordo com Recalcatti, em 2010 foram 86 homicídios de mulheres, contra 48 em 2011.