10-06-2011
SIG Combibloc inaugura fábrica com 80% dos trabalhadores de Campo Largo
10-06-2011
Com a presença do presidente mundial da empresa, Rolf Stangl, e do prefeito de Campo Largo, Edson Basso, além de secretários de Estado, secretários municipais, vereadores e os principais clientes, a Sig Combibloc inaugurou, na Segunda-feira (06), a sua fábrica em Campo Largo, a primeira fora dos continentes Europeu e Asiático. A fábrica de Campo Largo vai produzir para atender, com embalagens cartonadas, todo o Brasil, a América Latina e outros países.
A unidade tem capacidade de produção de um bilhão de embalagens por ano e está gerando 225 empregos diretos na cidade (até o final do ano), dos quais 80% são moradores em Campo Largo. O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, disse que "este é um dia muito especial e muito feliz, para Campo Largo. Todos nós campo- larguenses, estamos comemorando essa inauguração", disse ele.
Governo
O secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, que representou o governador Beto Richa, na solenidade, disse que "é com muito entusiasmo que o Paraná recebe essa grande indústria. A empresa e os seus colaboradores podem ter a certeza do apoio total do Governo do Estado para o crescimento do empreendimento", afirmou o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que representou o governador Beto Richa na inauguração.
Ricardo Barros destacou também o comprometimento da indústria com Campo Largo e com o Paraná. "A ação do Governo, aliada às parcerias já feitas com outras indústrias paranaenses, gera um ciclo de desenvolvimento com geração de renda em todo o Estado", afirmou.
O presidente mundial da SIG, Rolf Stangl, explicou que o Brasil é peça-chave no processo de internacionalização da produção da empresa. A fábrica é a terceira unidade fora da Europa. Segundo ele, a escolha do Paraná ocorreu pela localização geográfica, infraestrutura eficiente, pela proximidade com os clientes e pela qualificação da mão de obra. "O Brasil apresenta hoje o mercado mais promissor entre os países emergentes", destacou Stangl.
O diretor-presidente da SIG América do Sul, Ricardo Rodriguez, lembrou que a empresa entrou no mercado brasileiro atendendo duas indústrias paranaenses: a Frimesa e a Batavo. Além delas, estão entre os principais clientes da SIG as empresas Tirol, Schincariol, Olé, Itambé e Cemil.
O diretor-técnico mundial da SIG, André Rosestang, detalhou que a unidade paranaense possui capacidade continental para alimentar os mercados brasileiros e de outros países das Américas do Sul e do Norte. Segundo ele, já estão sendo feitos estudos para duplicar a capacidade de produção anual da planta. "Vamos ampliar a fábrica de Campo Largo para dobrarmos a produção, vamos produzir dois bilhões de unidades por ano", calcula.
Em relação ao aumento da produção, os secretários estaduais Ricardo Barros e Luiz Carlos Hauly (Fazenda) reiteraram a disposição do Governo do Paraná de apoiar e incentivar o empreendimento. "Temos todo o interesse de estabelecer parcerias que impulsionem a produção da fábrica", disse Barros.
"Hoje nós possuímos o programa Paraná Competitivo que nos coloca em posição de disputar e atrair investimentos de pequeno, médio e grande portes do Brasil e de outros países", acrescentou.
A fábrica de Campo Largo, localizada no Jardim Social, na margem da pista Norte da BR-277, possui uma área total de 130 mil metros quadrados. Está instalada num prédio de 12 mil metros quadrados. Nos últimos dez anos, a empresa cresceu 75% em volume de embalagens e atingiu 23 bilhões de unidades em 2010. Dessas 62% vão vendidos na Europa e o restante para Ásia, Oriente Médio e Américas. Mundialmente a SIG Combibloc faturou 1,36 bilhão de euros em 2010, empregando mais de 4,6 mil pessoas em 40 países.
A empresa
A SIG Combibloc é uma das líderes mundiais de embalagens cartonadas assépticas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. A partir do objetivo de internacionalizar e crescer em mercados emergentes, o solo brasileiro foi escolhido, mais especificamente Campo Largo, no Paraná, para receber o investimento de 90 milhões. "Os principais benefícios da localização da nova fábrica são as facilidades no transporte rodoviário, marítimo e aéreo e a disponibilidade de mão de obra qualificada", explica Rolf Stangl.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Canadean, o mercado mundial de embalagens longa vida para bebidas deve crescer aproximadamente 4,2% ao ano até 2014. Para o Brasil a previsão é de 6,4% ao ano (mais de 50% da média mundial), isto significa que o País contribuirá com 21% do crescimento mundial em volume, previsto para o período. Atualmente o Brasil é o segundo mercado global e o maior produtor de leite UHT em embalagem cartonada asséptica. Em 2010, foram comercializados 5,4 bilhões de litros de acordo com a ABLV. O crescimento do mercado brasileiro de longa vida acontece atrelado ao desenvolvimento e crescimento econômico do País, que em 2010 alcançou o patamar de 7,5%, segundo o IBGE. A melhor distribuição de renda trouxe novos consumidores para esse mercado e popularizou ainda mais este tipo de produto.
"No ano passado, a operação brasileira cresceu aproximadamente 60%, isso significa que a nova planta irá trabalhar com a capacidade quase total desde o início." explica Ricardo Rodriguez, diretor presidente da SIG Combibloc América do Sul.
"O Brasil é um dos mercados mais promissores no consumo de embalagens longa vida para bebidas. Em 2010 produziu cerca de oito bilhões de litros, sendo responsável por mais de 75% do volume envasado na América do Sul, com crescimento projetado para os próximos anos de 6,4% ao ano, o País deverá atingir os 10 bilhões de litros em 2014", aponta o Diretor Presidente.
A SIG Combibloc sempre entendeu a América do Sul como um mercado-chave para embalagens cartonadas assépticas e para o seu crescimento mundial. A produção inicial será focada nas embalagens de tamanhos médios - de 500 ml a 1.100 ml, nos formatos Combibloc Standard,
CombiblocMidi e CombifitMidi - e pequenos - de 125 ml a 350 ml, CombiblocSmall, CombifitSmall, CombiblocMini e CombifitMini. A opção por esses tamanhos não é por acaso. Em unidades, a América do Sul, comercializou mais de 15 bilhões de unidades em 2010, sendo 62% das embalagens de tamanho médio e 38% de tamanho pequeno. Só o Brasil é responsável pelo consumo de aproximadamente 11 bilhões de unidades.
A SIG Combibloc faturou 1,36 bilhão de euros em 2010, empregando mais de 4.600 pessoas em 40 países. Com sede na Suíça, pertence ao Grupo Rank da Nova Zelândia.