Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 04:45:19
Policial

Assaltante procurado há 13 anos no Paraná é preso em São Paulo

Assaltante procurado há 13 anos no Paraná é preso em São Paulo

26-05-2011 Fonte: Globo.com

Com a ajuda da internet, um dos homens mais procurados pela polícia paranaense foi preso por policiais militares de Campo Mourão, no Oeste do Paraná, na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Daniel Antônio Fernandes, de 37 anos, estava foragido há 13 anos e foi condenado por assalto a bancos, homicídios e sequestro.

Daniel Fernandes postou em uma de rede social na internet fotos pessoais. Um policial que trabalha no setor de investigação da Polícia Militar adotou a internet como ferramenta para localizar criminosos e conseguiu encontrar Daniel.

De acordo com o major do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, Virgulino Alves Pereira, o policial responsável pelo trabalho de inteligência já havia localizado pela web outros foragidos antes. Segundo o major, o policial encontrou cerca de 150 homônimos de Daniel Fernandes e conferiu um por um. "O policial mandou um convite, o Daniel aceitou e o policial teve acesso a fotos e identificou que ele estava em Valinhos", contou o major.

A pena de Daniel Fernandes estava prestes a prescrever. Ele morava em Valinhos em uma casa atrás de uma igreja evangélica. Não há Boletim de Ocorrência no nome dele na cidade paulista e, conforme o major Pereira, o foragido disse que estava recuperado pela igreja.

"Mas ele deve para a polícia paranaense", afirmou o major. O major declarou ainda que Daniel justificou o uso de redes sociais para divulgação do serviço de eletricista que prestava na cidade paulista.

Daniel Fernandes é acusado de matar um policial militar a tiros e feriu gravemente outro. Ambos os crimes, ocorreram em fuga de delegacia e de penitenciária. Na primeira, quando Daniel estava preso na delegacia de Boa Esperança (PR), seis comparsas de São Paulo, segundo a polícia, vieram ao Paraná para resgatá-lo. Depois da fuga, a quadrilha estava em um posto de combustíveis quando um capitão chegou ao local, para abastecer a viatura, e foi atingido por diversos tiros. Uma vendedora de 53 anos também foi atingida e faleceu.

Na segunda fuga, Daniel esta preso na antiga penitenciária do Ahú, em Curitiba, quando pessoas que compunham a quadrilha roubaram um caminhão de lixo e derrubaram parte do muro da penitenciária. "Nesta fuga cinematográfica foi morto um policial que estava na guarda da penitenciaria", explicou o major Pereira.