17-05-2011
O número de vagas de trabalho criadas em abril cresceu, mas não foi suficiente para superar o total de postos abertos no ano passado. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) nesta terça-feira (17), mostram que foram criados 272.225 empregos.
Em abril de 2010, foram 305.068. Esse foi o segundo maior número já visto para o total de postos de trabalho formais criados em um único mês e o maior para abril. O recorde histórico é de junho de 2008, com criação de 309 mil novas vagas.
De acordo com o ministro Carlos Lupi, em abril, houve expansão em praticamente todos os setores da atividade econômica, sendo serviço e comércio com recorde na geração de empregos e indústria mecânica o único setor com saldo negativo.
- A geração de empregos continua muito forte, com recorde de admissão e de demissão, o que mostra que o mercado está muito aquecido. Há muito emprego temporário na construção e no comércio, e há rotatividade também na agricultura. E já temos o reflexo do dia das Mães, pois as contratações são feitas em abril.
No mês, 1,77 milhões brasileiros foram contratados e 1,5 milhões foram demitidos. O estoque de empregos em abril na comparação com março teve expansão de 0,75%.
Com o resultado, o ministério manteve a previsão para 2011, de criação de 3 milhões de emprego durante o ano todo. Se a previsão se concretizar, o país terá mais um recorde de empregos, com aumento de 5% no número de vagas. No ano passado foram criados 2,86 milhões de empregos com carteira assinada, nos números revisados neste mês.O cadastro foi criado em 1992. Neste ano o Ministério do Trabalho está divulgando, mês a mês, a geração de empregos com dados que são enviados pelos empregadores fora do prazo para o ministério.
Até o ano passado, esses dados atrasados só eram processados muitos meses depois e por isso os dados eram revisados, e a geração de empregos na verdade acabava maior. Este ano o governo está divulgado mais cedo os dados ajustados.
Fonte: R7 Notícias