Sexta-feira às 16 de Maio de 2025 às 10:55:51
Geral

Dificuldade de pagar contas em dia aumenta para empresas

Dificuldade de pagar contas em dia aumenta para empresas

26-04-2011

As empresas brasileiras tiveram mais dificuldade em pagar as contas em março, segundo pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgada nesta terça-feira (26). O número de firmas que pagaram em dia sofreu a primeira queda desde maio de 2009 - quando o país ainda sofria com os efeitos da crise econômica internacional.

A proporção de empresários que honraram seus compromissos foi de 94,3%. Isso significa que, de cada mil pagamentos, 943 foram realizados à vista ou com atraso máximo de sete dias. O número é menro que o de fevereiro - 948 em cada mil - e que o de março do ano passado - 946 em cada mil.

Segundo a Serasa, o feriado do carnaval neste ano, no mês de março, prejudicou o volume de negócios na economia. Além disso, a elevação da Selic - a taxa básica de juros da economia brasileira, que serve de referência para todas as outras - aumentou os custos financeiros para as empresas - o que dificultou o pagamento das contas.

As micro e pequenas empresas foram as que tiveram mais problemas para quitar os débitos no vencimento - principalmente no segmento de serviços e na indústria. Já as microempresas do setor comercial melhoraram a pontualidade de pagamento na comparação com março de 2010.

O Indicador da Serasa é elaborado através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600 mil micro e pequenas empresas, chegando a cerca de oito milhões de pagamentos registrados mensalmente.

A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Fonte: R7 Notícias